Mercado Eletrônico movimenta R$ 18 bi no primeiro semestre de 2008

O Mercado Eletrônico (www.me.com.br), líder em transações entre empresas pela internet, encerrou o primeiro semestre do ano com R$ 18 bilhões em volume transacionado pelos clientes em cotações e pedidos de compras. O número representa um aumento de 28% em comparação ao mesmo período de 2007, quando foram movimentados R$ 14 bilhões. No ano passado, o portal superou a marca dos R$ 35 bilhões.

A companhia obteve um crescimento de 41% no faturamento em relação ao ano anterior. O desempenho positivo no primeiro semestre foi impulsionado pelo crescimento do outsourcing (terceirização de compras), que registrou um aumento de 44% no mesmo período.

Outro destaque foi o sourcing (metodologia de negociação que analisa cada categoria de compra para obter o menor custo de aquisição), juntamente com negociações realizadas por meio do leilão reverso (negociação eletrônica em que os fornecedores disputam pelos melhores lances). No primeiro semestre de 2008, o Mercado Eletrônico aumentou em 30% o faturamento nesses serviços, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O resultado positivo vem igualmente das soluções de e-procurement e de colaboração que cresceram 36% no período. “Essas soluções possibilitam  significativas reduções de custos, aumento da produtividade dos profissionais e amplo controle e gestão dos processos”, explica o presidente do Mercado Eletrônico, Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico.

Um dos diferenciais que também contribuiu para o expressivo crescimento dos negócios realizados por meio do e-marketplace é o business intelligence. Esta solução é composta por recursos que fornecem informações precisas para um melhor planejamento estratégico e gestão da área de supply chain. A tecnologia empregada para o desenvolvimento desta solução foi baseada nos conceitos da Web 2.0 e RIA (Rich Internet Application), o que possibilita maior interatividade nas informações, além relatórios feitos sob medida, e em tempo real, de acordo com a necessidade do usuário.

Nader espera que os serviços, aliados às soluções tecnológicas oferecidas pela companhia, alcancem um crescimento 30% no faturamento. “O compromisso que temos com nossos clientes é promover, a partir da utilização de nossos serviços e soluções, uma melhor gestão dos processos, com segurança, simplicidade e economia e, com isso,  favorecer as atividades estratégicas nas áreas de supply chain. Um departamento de compras bem estruturado proporciona ganhos expressivos às companhias, com a redução de custos e a melhora do relacionamento entre os clientes e seus parceiros de negócios”, completa o executivo.

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