Microempreendedores participam da maior semana de moda do país

O Contextualizar na Moda II, convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), inicia sua segunda edição no São Paulo Fashion Week Verão 2016. Cerca de 150 pequenos empresários de todo o Brasil participarão da primeira missão técnica do convênio durante esta temporada da maior semana de moda do hemisfério sul.

Os empresários vão cumprir uma agenda intensa durante o SPFW com visitas ao backstage de desfiles, encontros com consultores e pesquisadores para acompanhar desfiles ao vivo comentados por especialistas em comportamento de consumo e tendências, além de encontros com diretoria e presidência de grandes grupos de varejo de moda.

Entre eles está previsto um encontro na InBrands – detentora de marcas como Ellus, Alexandre Herchcovitch e Salinas. Os participantes contarão, ainda, com um espaço dedicado Sebrae no São Paulo Fashion Week para relacionamento e troca de conhecimento. A 39ª edição do SPFW acontece de 13 a 17 de abril no Parque Cândido Portinari, em São Paulo.

O convênio insere empreendedores neste contexto, gera informação, treinamento, conhecimento, vivência prática e facilita o desenvolvimento de negócios e projetos entre as empresas que estão começando e aquelas que já se estabeleceram no mercado.
Os microempreendedores individuais (MEIs), empreendedores com faturamento de até R$ 60 mil por ano e até um funcionário já são responsáveis por mais de R$ 120 mil empreendimentos no mundo da moda brasileira.

Isso corresponde a cerca de 46% das empresas do setor, segundo levantamento realizado pelo Sebrae. Os dados mostram ainda que outros 44% desse universo são de micro empresas (com faturamento até R$ 360 mil) e 10% de pequenos empreendimentos (faturamento até R$ 3,6 milhões), somando 271 mil estabelecimentos, o equivalente a cerca de 98% do total geral de empresas do mercado brasileiro de moda.

Na visão de Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week, os MEIs são estratégicos para o setor da moda: “O conceito MEI atende esta vocação empreendedora do brasileiro e oferece a possibilidade de inserção e valorização desses profissionais no mercado da moda”.

Posicionamento e experiência de varejo

Além da agenda de missão técnica, o convênio viabilizará a participação de 17 micros e pequenas empresas de 10 estados brasileiros numa experiência de varejo única por meio do FFWSHOP – loja Popup de design e acessórios com curadoria assinada pelo SPFW e instalada no evento.

A ação marcará a primeira participação de 10 das marcas escolhidas: Marchetaria, do Acre; Bruna Bert, de Alagoas; Native, do Amazonas; Mito, da Bahia; Carola, do Piauí; Vale da Seda, Do Paraná; Ame Bijoux e Escudeiro, do Rio de Janeiro; Dog Club, de Santa Catarina; e Rosi Zanon, de São Paulo. Entre as que retornam, estão: Rita Prossi (AM), Nathalia Tolentino (GO), Palone Design (RN), e Miwa (DF).

Serão comercializados itens exclusivos, com valores entre R$ 50 e R$ 1,500, que incluem roupas, acessórios, calçados, linha pet, jóias, bolsas, artigos para viagens, entre outros. A primeira edição do Contextualizar na Moda, já beneficiou mais de 1 mil empreendedores, dentre eles, 69 já participaram da loja.

Foco na aceleração do crescimento

A grande evolução do Contextualizar na Moda II será sintetizada no projeto “Top 05”, que tem como objetivo identificar e revelar um grupo de empreendedores nas diversas atividades que envolvem a carteira da moda, ajudando a acompanhar e desenvolver uma metodologia organizacional, aumentando a perspectiva de crescimento e consolidação destas marcas no mercado.

Serão escolhidos 5 pequenos negócios que receberão diretamente o acompanhamento de uma equipe especializada de consultores. A proposta é criar cases de sucesso, que sirvam de modelo e inspiração para outros pequenos negócios e que possam apontar caminhos para atuar no mercado de alto valor agregado.

A finalidade maior desta ação é abrir novas oportunidades e dar todo o suporte e consultoria aos empreendedores selecionados pelo Sebrae, identificar aqueles com maior vocação para o desenvolvimento de produtos de valor agregado para a moda a fim de provocar um crescimento mais acelerado e de qualidade.

Sobre o convênio

O Contextualizar na Moda nasceu da necessidade de inserir as micros e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. Num cenário como o que tem se estabelecido nos últimos anos, bastante favorável, em razão das mudanças na legislação, com a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que possibilitou a criação do Supersimples e do Microempreendedor Individual, somado ao aumento de renda da população, o investimento na capacitação e formalização do setor tornou essencial.

A primeira execução, assinada entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) em 2012, veio ao encontro dessa demanda. Por meio dele, é possível criar oportunidades, não apenas para empreendedores do segmento têxtil e confecção, mas também dos ramos de calçados e acessórios, com foco no mercado de alto valor agregado.

As empresas escolhidas participam de uma programação intensa de consultorias, capacitações, palestras e participações em feiras, workshops e exposições, tendo acesso aos bastidores dos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW) e Movimento Hot Spot, além da Revista FFWMAG.

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