Mudança de visão sobre juros puxa alta em Tóquio

Os títulos do governo japonês sofreram sua maior desvalorização diária em quase cinco anos nesta sexta-feira, conforme os investidores alteraram suas posições diante das perspectivas para as taxas de juros no Japão e nos Estados Unidos.

As principais bolsas asiáticas foram influenciadas pelo movimento de venda de títulos e ajuda de um dólar firme, que se ateve aos ganhos acompanhando os sinais de resistência no mercado de trabalho norte-americano mostrado na quinta-feira.

O índice Nikkei da bolsa de TÓQUIO fechou em forte alta de 2,38 por cento, para 13.863 pontos.

Às 8h11 (horário de Brasília) o índice MSCI que reúne mercados da região da Ásia Pacífico exceto Japão tinha leve queda de 0,15 por cento, para 489 pontos.

"O movimento de venda nos títulos japoneses decorre de uma rápida mudança na visão do mercado sobre a política monetária dos Estados Unidos", afirmou Naomi Hasegawa, estrategista de renda fixa na Mitsubishi UFJ Securities.

"Antes o consenso do mercado era de que o Federal Reserve manteria a seqüência de corte em cerca de 1 ponto, mas agora as expectativas são de que o Fed possa cortar os juros mais uma vez e então dar um pausa."

No Japão, um dos papéis que mais subiu foram os do banco Mizuho Financial Group, segundo maior do país, que disparou 7,3 por cento. As ações do Sumitomo Mitsui Financial Group também exibiram alta forte, de 6,1 por cento.

A Coréia do Sul também teve um dia animado com a Samsung Electronics, maior fabricante mundial de chips de memória para eletrônicos, subiu 4,4 por cento depois de anunciar um aumento de 37 por cento no lucro trimestral por conta de fortes vendas e margens em telas planas e telefones celulares, que compensaram o setor de chips mais fraco.

"O que estamos vendo neste momento é uma expectativa crescente de que na reunião do Fed na semana que vem, qualquer corte nos juros deverá ser o último por um tempo", disse Nagayuki Yamagishi, estrategista no Mitsubishi UFJ Securities.

O índice Hang Seng da bolsa de HONG KONG teve queda de 0,64 por cento, para 25.516 pontos. XANGAI caiu 0,71 por cento e TAIWAN se desvalorizou em 0,47 por cento.

A bolsa de SEUL fechou em alta de 1,41 por cento, a 1.824 pontos e CINGAPURA avançou 0,37 por cento. Na Austrália, o principal índice da bolsa de SYDNEY recuou 1,16 por cento, a 5.587 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn