Na contramão da crise, setor de alimentação cresce

Mesmo em período de instabilidade econômica e baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), o setor de franquias de alimentação está otimista e, de acordo com a 9ª Pesquisa Setorial das Redes de Franquias de Alimentação 2014, a expectativa de crescimento é de 10% em 2015.

“Por oferecer produtos de primeira necessidade e indispensáveis para a população, o setor de alimentação quase não sente o impacto da crise, sendo uma ótima opção de investimento para quem deseja abrir o próprio negócio”, afirma Jhonathan Ferreira, um dos sócios da Pão Express.

Criada em 2013, a rede de padarias Pão Express, que conta atualmente com seis unidades, pretende chegar a um faturamento de mais de R$ 1 milhão e um total de 50 franquias até o final do ano. Para isto, busca novos franqueados, especialmente em cidades com mais de 30 mil habitantes.

Além de oferecer produtos de uma padaria convencional, como pães, salgados, cafés, leite, frios e sucos, a rede conta com um grande diferencial: o sistema drive-thru que evita que o consumidor enfrente longas filas e dificuldades na hora de estacionar seu carro. O franqueado também não precisa se preocupar com a contratação de mão de obra, um dos grandes gargalos do setor, já que não há a necessidade de padeiros.

“Pretendemos levar esta inovação no setor de panificação à todas as regiões do país e atender ao maior número possível de consumidores que buscam, sobretudo, qualidade, agilidade e praticidade.”, declara Everton Didone, diretor de expansão da rede.

A sazonalidade pelos produtos que a rede oferece, também é um dos motivos que justifica o sucesso das unidades que estão em operação.A unidade piloto da Pão Express, situada em São José do Rio Preto, por exemplo, vende em média 1.200 pães por dia. Com um faturamento mensal de cerca de R$ 70 mil, a lucratividade da loja chega a 30%.

Outra rede de alimentação que também busca novos franqueados, é a Brasileirinho Delivery, que oferece comida típica brasileira, mas com um grande diferencial: servida em Box.

A rede opera no sistema tradicional e delivery, o qual só neste ano deve movimentar R$ 9 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Criada pelo mesmo fundador da Pão Express, a Brasileirinho Delivery conta com mais de 40 franquias e espera atingir 80 até o final do ano. Também pretende chegar ao faturamento de R$ 11 milhões e 720 mil box vendidos.

A Brasileirinho Delivery oferece 21 opções de pratos diferentes, todos tradicionalmente brasileiros. O ticket médio cobrado por refeição é R$ 11,50, mas os valores vão de R$8,99 à R$14,99. “Levamos para o consumidor final um produto de qualidade a preço justo”, declara Jhonathan Ferreira.

 Saiba como se tornar franqueado

Para se tornar um franqueado da Pão Express, é necessário realizar um investimento de R$ 150 mil. A rede oferece aos franqueadosdiversos modelos de negócio, além do tradicional: as lojas de shopping e os containeres.

O investimento inicial na Brasileirinho Delivery é de R$ 100 mil e o investidor por optar pelo modelo de negócio  tradicional restaurante ou food truck.

A franqueadora oferece todo suporte necessário para ambas as marcas. “Nosso franqueado conta com apoio desde a aquisição e implantação até o início e o decorrer das atividades, além do treinamento e capacitação.”, declara o diretor.

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