4 dicas para potencializar seu negócio no começo de 2018

Gabriela Freitas, sócia-fundadora da Proxy Media, agência de marketing digital e empresa idealizadora do Clube Sou Empreendedor, sugere caminhos para impulsionar os resultados do seu negócio logo no início do ano

Redação 05/02/2018
Redação 05/02/2018

Com a chegada do ano novo, é comum que as pessoas fiquem preocupadas com suas metas e resoluções para os meses que se seguirão. Para os empreendedores e gestores, essa tarefa é particularmente difícil, uma vez que uma boa definição de estratégias pode representar a diferença entre o fracasso e o sucesso de um negócio.

Apesar da dificuldade e da responsabilidade, os gestores ainda precisam definir os objetivos, uma vez que eles são, basicamente, o principal combustível e a razão de existir das empresas, independente do seu tamanho. Gabriela Freitas, sócia-fundadora da Proxy Media, agência de marketing digital e empresa idealizadora do Clube Sou Empreendedor, comenta que, com a expectativa da retomada da economia nacional, essa definição se faz ainda mais importante devido ao potencial de crescimento que se vislumbra para 2018.

Confira, então, as principais dicas que Gabriela dá para definir caminhos que podem impulsionar os resultados do seu negócio no início do ano, garantindo maior vantagem competitiva e crescimento sólido:

Verifique todos os pontos

Na hora de definir seus objetivos, não se limite. Contar com a opinião dos diretores e gerentes é fundamental. Entretanto, é igualmente importante ouvir de todos os colaboradores, garantindo o engajamento da companhia. Ao estabelecer metas, lembre-se de que elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e devem ter um prazo bem definido.

Dê um passo para trás

Ao definir as estratégias, aproveite para falar com a equipe a fim de entender o cenário da corporação. Peça feedback regularmente, pergunte o que não foi conquistado e qual o motivo. Contar apenas com a própria opinião pode fazer com que o gestor não consiga perceber questões pontuais e cotidianas que podem estar prejudicando no bom desenvolvimento do negócio.

Aplique o passado ao presente

Após estabelecer os caminhos traçados pela empresa, verifique se eles estão de acordo com os planos que já haviam sido previamente estabelecidos. Certifique-se de que estes objetivos são capazes de efetivamente contribuir para o crescimento da companhia e se estão alinhados com a missão e da visão da corporação.

Comunique-se

É preciso ser comunicativo e manter o diálogo aberto. Após definir o roadmap do ano que se inicia, reúna a equipe, apresente suas ideias, mostre a eles qual sua expectativa em relação a cada departamento e relembre as prioridades da empresa. Fale também dos prováveis desafios, e mostre-se disponível para sanar dúvidas e responder comentários.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.