Nível de pontualidade nos pagamentos das MPEs sobe em fevereiro

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas registrou ligeira alta no segundo mês do ano, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (24).

Em fevereiro, 94,8% dos pagamentos feitos pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aos seus fornecedores, ou 948 pagamentos a cada mil, foram feitos à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso.

Em janeiro, a pontualidade dos pagamentos havia sido de 94,7%, o mesmo patamar observado em fevereiro de 2010. Segundo os especialistas da Serasa, a pequena recuperação da pontualidade de pagamentos pode ser atribuída ao fato de que, neste ano, o feriado do Carnaval caiu em março.

Assim, o calendário favoreceu a geração de caixa das empresas no mês de fevereiro, o qual contou com mais dias úteis para melhor administrar o volume de pagamentos.

Pontualidade por setor
A pesquisa mostra que, dentre os setores, apenas o comércio recuou no indicador mensal, de 95,3%, em janeiro, para 95,2%, em fevereiro. Por outro lado, o setor de serviços avançou de 94,0% para 94,3%, assim como a indústria, cuja pontualidade de pagamento passou de 93,3% para 93,6%.

Valores pagos em janeiro
Na comparação com janeiro, os valores pagos em dia pelas micro e pequenas empresas caíram 11,2%, alcançando a média de R$ 1.416,14. Frente a janeiro de 2010, esse montante recuou 1,8%, a primeira em cinco meses.

Para a instituição, isto é um sinal de que as medidas de aperto monetário podem estar gerando uma postura mais cautelosa das empresas, desestimulando-as a efetuar compras em maiores valores e quantidades.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn