Pacote de governos repercute positivamente e bolsas européias matêm alta

As bolsas européias operam em alta nesta terça-feira (14). Plano dos governos de países desenvolvidos continua a repercutir positivamente nos mercados e papéis de bancos, petrolíferas e mineradoras disparam, impulsionando os principais índices de ações da região.

Acompanhando os ganhos da última segunda, a sessão novamente inspira confiança por parte dos investidores. O governo dos EUA se prepara para realizar um novo aporte nos maiores bancos do país.

Crise
Como parte do pacote de US$ 250 bilhões para socorrer o sistema financeiro norte-americano, o Tesouro dos EUA deverá iniciar uma nova fase do plano, com investimentos nas nove maiores instituições financeiras do país, que incluem o Goldman Sachs e o Citigroup, em troca de ações preferenciais desses bancos.

Incorporando o novo cenário para o setor, além do plano de US$ 2,2 trilhões anunciado na última segunda pelos governos da Europa, os papéis de bancos sobem forte, com Barclays (+13,01%), Hypo Real State (+20,93%), Deutsche Bank (+15,94%) e Société Générale (+8,92%).

Commodities em alta
A expectativa de que os pacotes surtam o efeito necessário e também ajudem a minimizar a desaceleração da economia global tem impacto positivo sobre o preço do petróleo e dos metais, que registram a maior alta consecutiva desde 1986 após avançar 13% em apenas dois dias de negócios.

Ainda no setor, as ações de petrolíferas e mineradoras disparam, liderando os ganhos na bolsa de Londres. Destaque para os ativos de Tullow Oil (+16,55%), Kazakhmys (+14,20%), Vedanta Resources (+11,60%) e Rio Tinto (+9,62%).

Confiança do investidor
A confiança do investidor alemão recuou pela primeira vez em mais de três meses em outubro à medida que a crise internacional ameaçava levar a Europa à recessão. O indicador, medido pela ZEW Center for European Economic Research, despencou para 63 pontos negativos no período.

Confira a cotação dos principais índices
O índice FTSE 100 da bolsa de Londres se destaca, subindo 5,61% e atingindo 4.496 pontos. Já o CAC 40 da bolsa de Paris negocia em forte alta de 5,19% chegando a 3.715 pontos, enquanto o DAX 30 da bolsa de Frankfurt valoriza-se 5,09% a 5.320 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em forte alta de 4,68%, atingindo a 2.814 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn