Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Parceria ensinará empreendedorismo a estudantes

redacao 23/04/2012
redacao 23/04/2012

Sebrae e Junior Achievement firmam acordo no dia 19, durante Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios

Uma iniciativa conjunta do Sebrae e da Junior Achievement levará o empreendedorismo e o gerenciamento das contas pessoais aos estudantes brasileiros. As duas instituições desenvolverão os programas Miniempresa, para alunos do Ensino Médio, e Economia Pessoal, para jovens que cursam o Ensino Fundamental. A previsão é que 15 mil estudantes participem das atividades nos 27 estados da Federação.

O convênio de parceria será assinado pelos presidentes do Sebrae, Luiz Barretto, e do Conselho Consultivo da Junior Achievement, Jorge Gerdau Johannpeter, na quinta-feira (19), durante o Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, que o Sebrae realiza em São Paulo.

Por meio da parceria, as instituições levarão aos estudantes temas que mostram o mundo competitivo dos negócios, seus benefícios e complexidades. “Inserir a semente do empreendedorismo no currículo dos estudantes, a exemplo do que a Junior Achievement faz em mais de 100 países, através do método Aprender-Fazendo, é trabalhar para construir um Brasil melhor, de cidadãos mais qualificados e conscientes do seu papel social e ambiental”, afirma a superintendente da Junior Achievement no Brasil, Wilma Araujo Santos.

O Miniempresa é o carro-chefe da Junior Achievement no mundo. Com a criação de uma empresa estudantil e acompanhados por profissionais das áreas de marketing, recursos humanos, finanças e produção, durante 15 semanas, estudantes do segundo ano do Ensino Médio conhecem os fundamentos da economia de mercado e da gestão empresarial. Tópicos como fluxo de caixa e lei da oferta e da demanda são abordados em dinâmicas, deixando claro o papel das empresas na economia.

O Programa Economia Pessoal instiga alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, durante dez semanas, a conhecer seus interesses e habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e a descobrir o valor da educação para o futuro profissional. Através de ferramentas como as Planilhas de Orçamento, Cartão de Situação Financeira, Cartão do Acaso e Baralho do Trabalho, os estudantes, orientados por profissionais do mundo dos negócios, aprendem a planejar escolhas profissionais, gerenciar imprevistos financeiros e organizar suas receitas, despesas e economias em um orçamento.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.