Pesquisa do Sebrae revela perfil do turista brasileiro

Uma pesquisa realizada entre turistas no Brasil oferece informações para os empresários do setor desenvolverem estratégias de atendimento às demandas dos clientes. O levantamento foi realizado pelo Sebrae, em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNTur), e integra o projeto Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas.

Um dos pontos levantados foi o fato de o brasileiro ainda considerar caro viajar pelo país. A pesquisa tamabém revelou o desejo dos turistas de conhecer outros destinos do Nordeste além do litoral. Além disso, na mesma região, o artesanato foi considerado um símbolo forte para quem visita.

A pesquisa foi apresentada pela consultora do Sebrae Nacional, Luciana Tomé, na sexta-feira (24), no 5º Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur), em Salvador. O documento traçou os perfis de turistas das cinco regiões brasileiras, divididos por classe social, faixa etária e segmentação turística. O estaudo foi feito em cinco estados: Bahia, Distrito Federal, Pará, Porto Alegre e São Paulo.

De acordo com a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Valéria Barros, o trabalho vai auxiliar os empresários no desenvolvimento de novas estratégias para o setor. “Eles poderão aprimorar seus produtos turísticos com base nessas informações”, destacou. O diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, disse que o turismo tem uma importância fundamental para a economia baiana. “Ratificamos o apoio do Sebrae a esse setor. Por meio da sinergia entre os parceiros, vamos contribuir para o aumento da competitividade dos empreendimentos”, concluiu.

O presidente da Associação Baiana de Turismo Rural (Abaturr), Maurício Coni, também acredita na possibilidade de aproveitar as informações da pesquisa para que os empresários possam reposicionar os seus negócios. “Temos um importante apoio do Sebrae para desenvolvermos as nossas empresas e nos tornarmos mais competitivos”, disse. O presidente do CNtur, Nelson de Abreu Pinto, disse que “é preciso que façamos a nossa parte para aproveitarmos os grandes eventos que estão por vir. O maior legado será o aprendizado e as capacitações realizadas”, afirmou em relação ao projeto.

Facebook
Twitter
LinkedIn