Política industrial brasileira irá beneficiar micro e pequenas

A informação é do secretário de Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Comércio Exterior(MDIC), Humberto Luiz Ribeiro

A nova política industrial brasileira, que será lançada no próximo mês, trará boas notícias para as micro e pequenas empresas, garante o secretário de Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior(MDIC), Humberto Luiz Ribeiro. A informação foi dada por Humberto, na tarde desta segunda-feira (19), durante a abertura do 2º Encontro Nacional dos Fóruns Regionais em Brasília. O evento faz parte da programação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas que prossegue até esta quinta-feira (21).

“O assunto esteve recentemente na pauta da presidenta Dilma Rousseff”, disse o secretário. De acordo com ele, uma das medidas da nova política terá o objetivo de melhorar a vida do cidadão brasileiro por meio de micro, pequenas, médias e grandes empresas mais competitivas e inovadoras. São empresas que, em sua maioria, estão no setor de comércio, e reúnem milhões de empresas de pequeno porte.

A política industrial traz um pacote de ações para tornar a indústria brasileira mais competitiva frente aos concorrentes internacionais. O secretário informou que "o ministério tem trabalhado para melhorar radicalmente a burocracia das empresas, e o Sebrae tem atuado para capacitar esses empreendimentos, buscando fomentar os negócios que se incicam para que conquistem melhores mercados". Também participou da mesa de abertura do eventoo a analista de políticas públicas do Sebrae, Helena Rego, e o diretor do Departamento de Micro e Pequena Empresa do MDIC, Sérgio Nunez.

Ainda dentro da programação do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa, acontece nesta quarta-feira (20), reuniões de alinhamento estratégico dos comitês temáticos, e no dia seguinte (21/07), a 19ª Reunião Plenária do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas. Nesse dia, o Sebrae, o MDIC, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional de Municípios (FNP) assinarão um acordo para reforçar a regulamentação e prática da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Fórum Permanente

O Fórum Permanente das MPE foi criado com o objetivo de ser o espaço de debates e de conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para o desenvolvimento de políticas públicas para o segmento. O Fórum é composto por 81 entidades de apoio e de representação nacional do segmento de MPE; 46 órgãos governamentais competentes, mediante convite da Secretaria Técnica; Fóruns Regionais das MPE; Sebrae; e Frente Parlamentar Mista de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn