População vê cartão como um canal de acesso fácil ao crédito

O crescimento do uso de cartão de crédito apresentado pela população de menor renda pode ser explicado pelo fato de que estas pessoas consideram o cartão como um canal de fácil acesso ao crédito, aos descontos e às promoções.

De acordo com a Link Investimentos, além dessas facilidades, o uso dos cartões proporciona para essa faixa social um controle do orçamento familiar.

Crescimento constante
O cartão de crédito é um dos mais importantes instrumentos de crédito na atualidade, representando cerca de 6% das operações para pessoas físicas no Brasil (considerando apenas linhas livres).

A Link Investimentos acredita que esse instrumento de crédito tende a crescer de forma acelerada nos próximos anos.

Ele seria impulsionado pela redução da economia informal, o aumento da renda e da penetração dos serviços bancários, além da continuidade da inserção de plásticos no segmento de classe mais baixa.

Baixa renda
O diretor de Marketing de Cartões do Banco Itaú, Fernando Chacon, também acredita que os cartões de crédito estão funcionando como uma ferramenta de acesso ao crédito para a população de baixa renda.

"Para a população de baixa renda, o acesso ao crédito facilita o consumo. Somos o suporte para que essa população consiga superar esse período de inflação", analisa Chacon.

De acordo com o diretor, em pesquisas recentes realizadas pelo mercado, foi constatado que o consumidor de baixa renda se sente em condições de igualdade com qualquer outro consumidor, quando tem um cartão em mãos, porque ele não precisa se submeter a balcões e apresentar documentos.

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