Produção industrial cresce 8.5% em relação a julho de 2007

A produção industrial de julho cresceu 8,5% em relação a julho do ano passado, completando uma seqüência de 25 meses de resultados positivos do indicador. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado de janeiro a julho, o crescimento foi de 6,6%, acima do observado no primeiro semestre (6,2%). E nos últimos 12 meses, o índice passou de 6,7% em junho para 6,8% em julho.

Os números de julho mostraram que a trajetória de crescimento da produção industrial se apoiou no desempenho dos setores de bens de capital e de bens intermediários, que se beneficia da atuação favorável da agroindústria e do aumento no ritmo de produção de segmentos da construção.

O resultado de 8,5% no indicador mensal (julho2008/julho2007) refletiu o crescimento da maioria (23) dos vinte e sete setores pesquisados. A indústria de veículos automotores (17,3%) manteve-se na liderança da expansão, seguida por máquinas e equipamentos (12,5%) e metalurgia básica (10%). Nestes três setores, os itens de maior destaque foram, respectivamente, automóveis e caminhões; aparelhos elevadores ou transportadores para mercadoria; válvulas, torneiras e registros, relaminados de aço e lingotes, blocos e placas de aço.

Em relação ao mês passado, o avanço da produção industrial foi de 1%, com acréscimos de produção em 17 das 27 atividades. Entre os ramos industriais, destacaram-se produtos químicos (4,2%), que acumula 12,2% em três meses de expansão, seguido por edição e impressão (5,6%), máquinas e equipamentos (2%) e fumo (12,9%).

Ainda na comparação com o mês anterior, os índices por categorias de uso mostraram maior dinamismo em bens de capital (1,2%) e em bens intermediários (1,1%), que atingiram em julho seus mais elevados patamares na série histórica.

Facebook
Twitter
LinkedIn