Produção industrial européia declina 1,9% e obtém maior queda em 15 anos

A produção industrial européia caiu 1,9% em maio, em relação ao mês anterior, afetada principalmente pela queda alemã e francesa.

As principais causas do declínio foram os maiores custos com energia, perante a tendência de alta do petróleo, e a valorização do euro frente ao dólar, o que proporcionou menor competitividade às indústrias no mercado externo.

Protagonistas declinam
Na Alemanha e na França – as duas maiores economias da região – a produção industrial caiu 2,6% em maio, quando comparada a abril. Um reflexo deste pessimismo é a projeção da maior automobilística francesa PSA Peugeout Citroen, que anunciou queda de 4% em seu guidance de vendas na Europa para este ano.

Neste panorama, devido às vendas cadentes, a italiana Fiat planeja fechar temporariamente ao longo do ano quatro fabricas na Itália, de suas seis unidades instaladas no país.

Horizonte pessimista
Agravando o cenário, os analistas de Citigroup, JPMorgan e Barclays projetam uma contração econômica no segundo trimestre na zona do euro.

Caso a previsão se concretize, será o primeiro recuo europeu desde a implantação da divisa unificada, que entrou em circulação em janeiro de 2002.

Facebook
Twitter
LinkedIn