Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Programa de rádio tira dúvidas sobre agronegócios

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

No Sebrae Responde Rural, o ouvinte dá o tom do programa. Com duração de três minutos, a produção, transmitida de segunda-feira a sexta-feira por mais de 500 emissoras de rádio do Brasil, tira dúvidas sobre questões relacionadas à agricultura familiar, à pequena propriedade e ao agronegócio de uma forma geral. A série, composta por 40 episódios, teve início no dia 7 de julho e prossegue até o dia 29 de agosto.

O Sebrae Responde Rural resulta de parceria entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). As duas instituições também trabalharam juntas no programa de rádio ‘A Gente Sabe a Gente Faz Rural’, transmitido em 2007.

Foi do ‘A Gente Sabe a Gente Faz Rural’ que vieram as perguntas para o Sebrae Responde Rural. Na ocasião, ouvintes de todo o País puderam expor suas dúvidas por carta, e-mail ou telefone. Eles registraram interesse sobre diversos assuntos ligados ao agronegócio, como gestão da propriedade, comercialização, biocombustíveis, plantio e criação de animais.

A Coordenação dos Programas de Rádio do Sebrae recebeu mais de 20 mil contatos. Desses contatos foram selecionadas as perguntas para o Sebrae Responde. Em cada programa, é respondida uma dúvida, gravada na voz do próprio ouvinte ou em carta, lida pelos apresentadores, os atores João Antônio Esteves e Aida Marise Cruz. Eles interpretam o casal João e Eva Miriá, surgido na novela do ‘A Gente Sabe a Gente Faz Rural’.

Técnicos do Sebrae, de áreas como Agronegócios e Acesso a Mercados, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Emater são os responsáveis pelas respostas. "Procuramos trazer dicas bem práticas, que façam a diferença no dia a dia da pequena propriedade", explica Clarice Veras, coordenadora nacional dos Programas de Rádio do Sebrae. "Os técnicos da Emater, por exemplo, que mantêm contato diário com os agricultores, sabem bem como atender às demandas desse segmento", assinala Clarice.

As pessoas que desejarem se comunicar com a produção do Sebrae Responde Rural podem escrever para a Caixa Postal 990270040-976.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.