Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Projeção para a inflação oficial este ano tem sexto aumento consecutivo

redacao 18/04/2011
redacao 18/04/2011

A expectativa dos analistas de mercado sobre a inflação está em alta há seis semanas, como mostra o boletim Focus, divulgado hoje (18) pelo Banco Central. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, que era de 5,80% no início de março, aumentou para 6,26% na semana passada, e agora está em 6,29%. O índice está muito acima dos 5,26% estimados pelo BC.

A pesquisa Focus, realizada na última sexta-feira (15) com uma centena de analistas financeiros da iniciativa privada, revela tendência de alta também dos preços administrados ou monitorados por contrato (combustíveis, energia, telefonia fixa, saúde, transporte público, educação e outros). A projeção de reajuste acumulado desses preços, que era de 4,70% na pesquisa anterior, subiu para 4,80%.

O Índice de Preços ao Consumidor medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) aponta inflação praticamente estável, com leve alta de 5,53% para 5,54% na comparação semanal. Essa pesquisa mostra o comportamento de preços só na região metropolitana de São Paulo.

Os dois índices pesquisados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre o comportamento de preços no atacado mostram inflação estável. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) manteve a expectativa de 7% para a inflação deste ano, enquanto o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) indica 7,04%.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.