Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Receita Federal altera programa do IR 2008 pela segunda vez

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

Após três adiamentos, a Receita Federal informou que está disponível a nova versão do programa, compatível para Windows, da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2008, ano-base 2007. Essa foi a segunda vez, em aproximadamente 15 dias do início da prestação de contas, que o arquivo é alterado.

"Quem já enviou a declaração não precisa se preocupar. Não é necessário apresentar uma retificadora", explicou o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, adicionando que, inclusive, a versão anterior continua disponível para download. Até o momento, o Fisco recebeu ao menos 2,8 milhões de prestações de contas.

Deficientes visuais

A modificação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta, sob a Instrução Normativa RFB nº 832. O novo software torna desnecessário que o contribuinte baixe o programa operacional Java, como anteriormente.

"Além de atender a algumas solicitações e melhorar o sistema, o programa atende também aos portadores de deficiência visual. É algo que já estava nos planos, porque pelo Java isso não era possível", continuou Adir.

Primeira modificação

A primeira modificação ocorreu na noite de 5 de março, porque o sistema registrava todos os dependentes com a mesma data de nascimento.

Ao menos 300 mil documentos foram enviados quando o sistema ainda apresentava o bug. A Receita informou que as prestações de contas não serão prejudicadas.

O Fisco está recebendo os documentos desde 3 de março, com o prazo acabando em 30 de abril. A multa mínima para quem deixar de apresentar os dados dentro do prazo é de R$ 165,74 e a máxima, de 20% do imposto devido.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.