Restaurantes usam tecnologia para driblar alta dos alimentos

O aumento de despesas básicas como água e luz, somado às incertezas na economia levou o brasileiro a enxugar o orçamento. Um dos setores mais afetados com a mudança de comportamento é o de alimentação. As refeições fora de casa passaram a ficar cada vez mais escassas.

Para segurar a clientela e manter as mesas ocupadas, restaurantes têm contado com a ajuda da tecnologia. Sistemas como o Livro de Reservas – que unifica e organiza as reservas por meio do site do restaurante – ajudam o proprietário ou gerente na gestão da casa. A solução é a única 100% grátis do mercado. Basta estar conectado para controlar todo movimento – o sistema avisa no celular a cada nova reserva. Esses registros geram uma série de análises estatísticas que permitem identificar alterações no consumo, bons indicativos para ações de atração, como promoções.

O Livro de Reservas já é utilizado por 1.300 restaurantes e foi escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do programa Start-Up Brasil para ganhar incentivos de desenvolvimento. A seleção prioriza iniciativas que geram inovação e tecnologias que atendam a demanda do mercado global. “O Livro de Reservas oferece gestão de clientes de forma gratuita. De maneira prática, o restaurante consegue organizar as reservas por um software e ter acesso à gestão das filas para organizar sua espera, diminuindo a taxa de desistência e ocupando suas mesas ociosas. Com alertas via SMS do Livro de Reservas, o cliente não precisa esperar na porta dos estabelecimentos. É praticidade para os dois lados: clientes e restaurantes que organizam suas agendas, afirma Pedro De Conti”, CEO do Livro de Reservas.

Outras iniciativas atuam nos demais setores do restaurante. O aplicativo Tagme, por exemplo, propõe um cardápio tecnológico. No lugar do menu tradicional, o garçom entrega ao cliente um tablet e o prato é escolhido por meio do aplicativo, que já sugere automaticamente o vinho perfeito para harmonizar, por exemplo. A ferramenta promete 20% de aumento no ticket médio.

Na hora de pagar a conta, o My Check permite que o cliente feche a mesa e faça o pagamento direto no celular. Não há necessidade de chamar o garçom. O aplicativo conta com recursos como divisão da conta e permite que o restaurante estabeleça programas de fidelidade ou conceda cartões de desconto.

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