Seminário apresenta caminho para pequenos negócios exportarem

Atualmente, sete em cada dez pequenos negócios que exportam não permanecem na base de empresas que vendem ao exterior nos anos seguintes. Melhorar esse índice é um dos desafios do Sebrae, que promove, no dia 6, em Brasília, um Seminário de Internacionalização para Micro e Pequenas Empresas, aberto ao público e gratuito. A programação terá palestra, casos bem-sucedidos na internacionalização e workshop sobre ferramentas de preparação, logística e crédito voltadas ao comércio externo. Hoje, 142 gargalos emperram a vida de pequenos empreendedores que querem exportar e importar, segundo pesquisa encomendada ao Instituto Aliança Procomex.

Em reunião pré-evento, na segunda-feira (5), técnicos do Sebrae e de órgãos governamentais, internacionais e instituições de apoio ao comércio exterior iniciam um projeto-piloto para diminuir obstáculos para pequenas empresas interessadas em exportar e importar, qualificando-as para ganhar o mercado internacional. O pontapé inicial será nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra a maioria das empresas exportadoras e devido à proximidade com os países-membros do Mercosul.

“Estamos negociando medidas de simplificação para atuarmos de forma complementar com órgãos governamentais e outras entidades que trabalham com a internacionalização dos pequenos negócios. Os micro e pequenos empresários desejam alcançar novos mercados e temos condições de ajudar a realizar esse sonho, superando a burocracia existente e capacitando os empreendedores”, assinala o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

No seminário será assinado um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae e a Apex-Brasil, que define ações de integração entre as duas instituições para o atendimento a empresas com potencial exportador. Participarão do evento representantes dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Receita Federal do Brasil, além da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O seminário faz parte do Projeto Plataforma – que reúne Sebrae, BID e OEI – e a ideia é que no evento as instituições presentes exibam ferramentas disponíveis para facilitar transações de comércio exterior. Entre elas, estão o operador logístico internacional (empresas privadas de transporte que se encarregam do fluxo de exportação), capacitações via portal Sebrae e seguro de crédito para exportação.

Facebook
Twitter
LinkedIn