Seminário apresenta caminho para pequenos negócios exportarem

Sebrae promove evento sobre internacionalização hoje em Brasília

Redação 06/06/2017
Redação 06/06/2017

Atualmente, sete em cada dez pequenos negócios que exportam não permanecem na base de empresas que vendem ao exterior nos anos seguintes. Melhorar esse índice é um dos desafios do Sebrae, que promove, no dia 6, em Brasília, um Seminário de Internacionalização para Micro e Pequenas Empresas, aberto ao público e gratuito. A programação terá palestra, casos bem-sucedidos na internacionalização e workshop sobre ferramentas de preparação, logística e crédito voltadas ao comércio externo. Hoje, 142 gargalos emperram a vida de pequenos empreendedores que querem exportar e importar, segundo pesquisa encomendada ao Instituto Aliança Procomex.

Em reunião pré-evento, na segunda-feira (5), técnicos do Sebrae e de órgãos governamentais, internacionais e instituições de apoio ao comércio exterior iniciam um projeto-piloto para diminuir obstáculos para pequenas empresas interessadas em exportar e importar, qualificando-as para ganhar o mercado internacional. O pontapé inicial será nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra a maioria das empresas exportadoras e devido à proximidade com os países-membros do Mercosul.

“Estamos negociando medidas de simplificação para atuarmos de forma complementar com órgãos governamentais e outras entidades que trabalham com a internacionalização dos pequenos negócios. Os micro e pequenos empresários desejam alcançar novos mercados e temos condições de ajudar a realizar esse sonho, superando a burocracia existente e capacitando os empreendedores”, assinala o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

No seminário será assinado um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae e a Apex-Brasil, que define ações de integração entre as duas instituições para o atendimento a empresas com potencial exportador. Participarão do evento representantes dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Receita Federal do Brasil, além da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O seminário faz parte do Projeto Plataforma – que reúne Sebrae, BID e OEI – e a ideia é que no evento as instituições presentes exibam ferramentas disponíveis para facilitar transações de comércio exterior. Entre elas, estão o operador logístico internacional (empresas privadas de transporte que se encarregam do fluxo de exportação), capacitações via portal Sebrae e seguro de crédito para exportação.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.