Site do Desafio Universitário Empreendedor já está no ar

redacao 19/08/2013
redacao 19/08/2013

Estudantes universitários já podem contar com o Desafio Universitário Empreendedor, a nova ferramenta voltada a universitários, que integra as diferentes soluções do Sebrae com o objetivo de desenvolver as capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. São jogos gratuitos na internet, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança.

Estruturada em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

Com os jogos, é possível juntar até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida via web, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

Os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae tem um limite de até dez cursos em um ano e também podem somar até 100 mil pontos. As atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em  empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

Inicialmente, o Desafio Universitário Empreendedor entrará no ar em uma versão Beta, que está sendo testada e aprimorada e recebendo sugestões e críticas dos participantes. A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. Na nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem on line dos alunos. Para aqueles que não têminternet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e interagir na plataforma.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.