Triciclo vira opção de transporte seguro para entregas

Em 1998, o mecânico mineiro Vladi­milson Reis começou a estudar a possi­bilidade de transformar uma motocicleta em um triciclo. A ideia era criar um meio de transporte que fosse seguro e tivesse estabilidade, levando em conta o cres­cente número de acidentes com motos. Naquela época, o empreendedor ainda não pensava em transporte de cargas, mas quando o projeto ficou pronto, Vla­dimilson percebeu seu potencial como utilitário portátil. Ele investiu neste for­mato e, depois de um longo período de testes e adaptações, fundou, em 2003, a Fusco-Motosegura especializada na pro­dução de triciclos de carga.

O negócio começou com uma pro­dução pequena na cidade de São Paulo. “No início, contávamos com uma fabri­cação totalmente artesanal, era uma produção pequena. O nosso primeiro pedido de compra veio da região Norte e, aos poucos, tivemos um aumento da procura pelo nosso produto. A partir dis­so, decidimos transformar o projeto em uma linha de produção”, conta Vladimil­son. A empresa conta hoje com 50 fun­cionários e uma filial no Rio de Janeiro. Em outras regiões do País, a montagem dos triciclos é feita por oficinas autori­zadas.

Com rendimento médio de 25 quilô­metros por litro, os utilitários são opções econômicas para o transporte de galões de água, botijões de gás e compras de supermercado, por exemplo. Outra vantagem do produto é a facilidade de transitar por ruas estreitas, onde o aces­so é difícil para caminhões ou carros de carga. O custo-benefício também é um atrativo. Segundo Vladimir, a opção pelo produto é a mais econômica, já que o va­lor de um carro pequeno para transpor­te de cargas pode ser investido na aqui­sição de dois triciclos na Fusco-Motores. “Isso resultará numa ampliação da frota, da área de entregas, na redução do con­sumo de combustível e ganho de tempo, principalmente em cidades de trânsito intenso e com ruas muito estreitas.”

Em 2013, o faturamento da empre­sa foi de R$ 10 milhões. A frota em uso atualmente é de 6 mil triciclos de carga, todos homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e com certificação do Inmetro e do Ibama.

www.fuscomotosegura.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn