Venda de automóveis cai 6,6% em fevereiro, aponta Fenabrave

  As vendas de automóveis e comerciais somaram 235.896 unidades em fevereiro de 2012, o que representa uma queda de 6,65% na comparação com janeiro e de 8,85% ante igual mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Segundo a entidade, os emplacamentos de caminhões tiveram queda de 16,27% na comparação com janeiro, com um total de 10.892 unidades vendidas em fevereiro. Na comparação com fevereiro de 2011, quando foram negociadas 12.694 unidades, o setor registrou queda de 14,20%.

As vendas do segmento de ônibus cresceu de 6,34% em fevereiro ante o mês anterior, para 2.733 unidades. Na comparação com o mesmo período de 2011, o segmento registrou crescimento de 3,68%.

Os setores de caminhões e ônibus, juntos, apresentaram queda de 12,54%, no comparativo entre fevereiro e janeiro, e retração de 11,12% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Montadoras

Os dados divulgados pela Fenabrave mostram que a Fiat liderou, com 22,5%, o ranking de participação nas vendas de automóveis nos primeiros dois meses do ano. A Volkswagen aparece na segunda posição, com 22,28%, seguida da General Motors (GM), com 21,10%. A Ford, com 9,12% das vendas, e a Renault, com 7,01%, aparecem na sequência.

Em fevereiro, o ranking de vendas de automóveis está dividido da seguinte forma: Fiat (23,45%), Volkswagen (23,14%), General Motors (18,44%), Ford (9,59%) e Renault (7,09%).

No segmento de comerciais leves, a Fiat também lidera o ranking com 20,7% de participação nos primeiros dois meses do ano, seguida pela Volkswagen com 15,22% e GM com fatia de 10,35%. Considerando apenas fevereiro, o ranking se mantém com Fiat (23,68%), Volkswagen (14,58%) e GM (9,04%).

Facebook
Twitter
LinkedIn