Entenda os benefícios do solilóquio

Por Carla Kempinski 21/09/2016
Por Carla Kempinski 21/09/2016

E-mail para a empresária Melina que está numa terra estrangeira.

Prezada Melina, conforme nossa última conversa, sei que as coisas não estão bem para você. Você está, há alguns meses, no Canadá e cheia de dasafios. O desafio de estar numa terra estrangeira, numa cultura diferente da nossa, obrigada a se comunicar numa língua diferente e num negócio que ainda não decolou e que as pessoas ao seu redor, investidores e clientes, não lhe entendem e não conseguem enxergar o seu potencial. O desafio de viver um cotidiano de uma vida de recém-casada, onde vocês dois estão se conhecendo e mal tendo tempo de ficarem juntos devido às diferenças de horários de estudo e de trabalho (…).

Além do mais, numa terra fria, longe dos amigos e da família, sem ninguém a quem possam recorrer para receber um carinho, um conselho ou um abraço forte. Isso tudo faz com que você fique isolada do mundo, mesmo tendo disponível toda a tecnologia de comunicação via internet. Entendo que você se sente absolutamente só e muito fragilizada.

Entendo porque você perdeu, momentaneamente, sua espontaneidade, sua graça e confiança no futuro. Talvez você não tenha ideia, mas muita gente, mesmo estando em seu habitat, no Brasil do momento, sente-se tão isolada e só quanto você se sente aí. Muitas empresárias, executivas, empreendedoras, gestoras e vendedoras, se sentem tão fracas, emocionalmente, quanto você está se sentindo.

Não porque não consigam se relacionar com as pessoas ao seu redor, mas porque se sentem como se estivessem numa terra estrangeira. E a vida, quanto mais agitada e mais empreendedora, porém cheia de notícias devastadoras, fragilizada fica. E torna o levantar da cama a cada manhã, um desafio.

Vou lhe ensinar um método simples de meditação, relaxamento e empoderamento que vai lhe permitir dar uma virada em sua vida. “Roubei” esse método dos mestres do livro sagrado chinês I Ching e do Tao Te King, que são a base do Tai Chi Chuan e do Chi Kum. “Roubei” também dos mestres indianos da ioga conhecida por Kriya Yoga. Se você quiser pode duvidar de mim, mas não deles.

Também recomendo que você duvide de todos aqueles que acham que sabem alguma coisa e tentam lhe ensinar, mesmo de mim e dos referidos mestres. Pense com cabeça de cientista e a cada coisa que lhe falam, ou que você lê, teste antes de adotar o novo ensinamento. Faça o mesmo com o que vou lhe ensinar. Cada coisa que fizer, observe e sinta a resposta. Se funcionar, você adota. Caso contrário, abandone. O nome do método chama-se Solilóquio.

Solilóquio é o ato da pessoa conversar consigo mesma. Pode ser o ato mais inteligente do ser humano, se ela transformar o solilóquio num método e trouxer para si a responsabilidade de liderar. Consiste em falar consigo em silêncio e, também em voz alta, e juntar numa só direção todas as forças do corpo, da mente e do espírito, hoje dispersas em várias direções, numa única intenção.

Ao praticar o método Solilóquio, tecnicamente, você vai reverter a força centrífuga em força centrípeta. A maioria das pessoas não percebe o quanto é conduzida, ao longo de sua vida e de seus empreendimentos, pela força que vem de fora e as empurra para fora, a centrífuga. Por isso fazem, mesmo não querendo, o que os outros, isto é, a concorrência, os fornecedores, a família, os clientes, determinam. Isso acontece devido à fragilidade de sua força interna, a centrípeta. É isso que está acontecendo com você e com o seu empreendimento, prezada Melina. Mas isso vai mudar! Você vai fortalecer sua força centrípeta e todo o resto – os negócios, a carreira, o relacionamento o amor, a saúde, a prosperidade, a espontaneidade e a plenitude da vida – há de ser fortalecido! Você pode praticá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar e a resposta é imediata.

Pode praticar em reuniões na empresa, no atendimento a clientes, antes de dar uma palestra, e em diversas outras situações de seu cotidiano empresarial. Agora, preste atenção e memorize: o corpo tem força, a mente é poderosa e o espírito é absoluto. Agora imagine: cada órgão do seu corpo tem uma personalidade própria.

Sua missão: conversar, convencer e alinhar todo o seu corpo e sua mente para apoiar o seu espírito em seu propósito de se acalmar, relaxar, ser feliz e realizar a aventura de seu projeto de vida. Portanto você vai, finalmente, aprender a conversar com você, com convicção, de forma explícita e natural, como convém. Essa é uma decisão de muita, muita sanidade emocional e racional.

Melina, essa é a essência do método Solilóquio. Sei que, de tão simples, sua mente já começa a duvidar e sabotar dizendo que isso você já faz e que não adianta de nada. Mas, na verdade, você não faz, da forma que o método requer: falar e observar a resposta. Esse é o segredo do método Solilóquio: falar com o corpo e a mente. E observar a resposta. Recomendo a você, ao ler os próximos e-mails, que faça uma viagem fenomenológica, isto é, suspenda a razão, a crítica e os conflitos, de acreditar ou não no que vai ler, e deixe-se levar pela leitura. Ao fazer isso você já estará praticando o método. Abraços e mágicos e extraordinários solilóquios para você!

Conversa 1 – com a respiração. Respiração, respira lento… Respira lento… Respira lento… (Lembre-se uma única regra: observe a resposta. Observe a respiração tornar-se lenta). Melina, eis alguns comentários que, sob o ponto de vista do método em si, podem ser desnecessários, mas às vezes são úteis para a mente se colocar a favor da prática.

A respiração é a única coisa que acalma a mente. Que, por sua vez, acalma a energia. Que, por sua vez, acalma o corpo. A respiração é tão sensível, que basta falar a palavra “respiração” que ela muda imediatamente. Somente com respiração lenta e longa você consegue sair do automático e praticar a auto-observação. Então, Melina, aprenda a respirar lento, pois isso traz bons ventos.

A respiração é tão importante para o método Solilóquio, que todas as outras conversas, que enviarei por novos e-mails, isto é, com o coração, com os olhos, etc., deverão ser precedidas de uma conversa imediata com a respiração. Empreendedora Melina, agora é com você. Ponha em prática SOLILÓQUIO. Um método simples de meditação, relaxamento e empoderamento.

Próprio para você enfrentar todas as situações adversas, inclusive as crises econômicas que afetam os nossos negócios. Pense grande. Fortaleça-se, que todo o resto – negócio, carreira, saúde, relacionamentos, prosperidade e amor – será fortalecido!

Autor

  • Carla Kempinski

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.