Reinaldo Zanon

Por Redação 24/05/2017

A gestão familiar de uma empresa costuma despertar opiniões controversas, mas os bons projetos sempre saem vencedores. A prova está na história do empreendedor Reinaldo Barbosa Zanon. Ele assumiu uma empresa que gastava mais do que ganhava e comanda o Grupo Zanon – holding de franquias multissetorial que detém três marcas: Seguralta, Los Cabrones Mexicano e Franquia da Pizza.  Juntas, elas somam mais de mil franqueados em todo o país. Para esse ano, o presidente espera conquistar 300 novas unidades.

O empresário que herdou de seu pai, Reinaldo Zanon Filho, a primeira marca do Grupo, a Seguralta Corretora de Seguros (fundada em 1968), começou cedo, aos 18 anos, e desmistificou o tabu de que empresa e sucessão familiar não dão certo.

Nesta época, mesmo com a experiência que estava obtendo na Seguralta, Reinaldo queria algo mais, que ajudasse a empresa a crescer e que acabasse de uma vez com o preconceito por ele ser “filho do dono”. Aos 24 anos, entrou como vendedor para uma empresa multinacional da área de saúde e bem-estar. Com bastante empenho e determinação, cresceu dentro do plano de carreira e chegou ao nível de Equipe de Expansão Global, sendo responsável por recrutar e supervisionar uma rede com mais de 500 pessoas.

A experiência fora da empresa trouxe novas visões à Seguralta. Em 1994, teve a ideia de entrar para o Franchising, mas foi em 2008 que o atual presidente do grupo decidiu expandir a operação da Seguralta para todo o país. “Esperamos o segmento de seguros ficar totalmente informatizado e, enquanto isso, fizemos muitas pesquisas de mercado para já iniciarmos a operação com todos os modelos de negócios disponíveis”, afirma Reinaldo. Capaz de desenvolver, comercializar e operacionalizar soluções em seguros, consórcios e produtos, a Seguralta é a primeira corretora de seguros do país a operar no sistema de franquias.

Para Reinaldo, dar continuidade à empresa do pai também não foi fácil e iniciou sua carreira ainda quando era bastante jovem. “Hoje, sabemos que manter uma boa empresa não é tarefa fácil, tem que saber se adaptar e inovar para continuar em crescimento”. Para aqueles que têm espírito de empreendedor e desejam abrir o próprio negócio, ele aconselha fazer pesquisas de mercado, definir pontos fortes e fracos da empresa para saber lidar com os obstáculos.

Ele constatou que herdar um negócio não é garantia de sucesso. A expansão começou com o ingresso no franchising. Foi com os novos ares que a empresa se expandiu. Hoje, a marca reflete uma das maiores corretoras de seguros do país e é pioneira em seguros no franchising. Com mais de 800 unidades no Brasil, deverá somente neste ano comercializar 250 unidades, totalizando mais de mil unidades. Em 2015 registrou um aumento de 40% em relação a 2014, finalizando o ano com um faturamento de R$ 180 milhões somente com a venda de produtos. No ano de 2016 registrou um crescimento de 30% e foi considerada uma das 24 maiores redes de franquias pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

“Meu maior desafio, como presidente, foi delegar tarefas na empresa. Eu era centralizador e não queria transferir responsabilidades. Aprendi, com o tempo, que, para ser líder, precisa confiar na sua equipe. Sem isso, acaba o tempo para cuidar de outras tarefas e o negócio não anda.” Ele conta que, ao delegar atribuições, conquistou uma troca de confiança muito grande no grupo e, com o tempo, conseguiu mostrar que estava lá não apenas por ser o filho do dono.

Hoje, herdeiro de um império milionário, Reinaldo constata que receber um legado por si só não é garantia de sucesso. “Tudo isso que temos hoje é resultado da soma de experiências, inovação, confiança entre colaboradores, empenho, dedicação e principalmente da consciência de que é necessário saber conquistar o seu espaço”, afirma.

Reinaldo Zanon quer continuar crescendo e transferindo todo este know-how a outros empreendedores. Acaba de lançar uma empresa de treinamento chamada “Millionaire Academy”, que contará com uma série de entrevistas com empresários milionários, dando dicas importantes de negócios. A iniciativa já conta com 200 pessoas inscritas e irá abordar dicas de empreendedorismo, mindsets, marketing de guerrilha, entre outros assuntos. São três meses de treinamento on-line e uma finalização presencial intensiva de dois dias. “A ideia é mostrar como sair do zero e se tornar milionário”, afirma Reinaldo, que pretende nunca parar no tempo e continuar crescendo junto com sua empresa.

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