Priscila e Augusto Quirós

Em dois anos, a Quirós Gourmet, que tem como foco a criação e comercialização de carnes de cordeiros premium e saudáveis, passou a atender mais de 48 cidades, dividas em 13 estados, conquistando cada vez mais o mercado e os consumidores.

Mesmo com a crise, a empresa vem driblando o cenário negativo e enxerga com “naturalidade” o momento econômico encontrando seu “Oceano Azul” no mercado. Ampliação do portfólio de produtos e serviços, aliada à expansão em novas frentes de atuação, assim é a Quirós Gourmet, empresa dos sócios e irmãos Priscila e Augusto Quirós. “A empresa tem dedicado grande parte do seu tempo em conhecer melhor os seus clientes, criando um elo com eles e aprofundando ainda mais o que chamamos de experiência Quirós. Essa experiência possibilita a transformação de uma commodity em um momento de intensa satisfação e prazer ”, diz Augusto, que ao lado de Priscila investiu em uma maior proximidade com o cliente final, resultando um crescimento de 20% nas vendas, emplacado com o lançamento oficial do e-commerce da marca.

Um fator essencial que aproxima o consumidor da marca são as redes sociais. A Quirós Gourmet investe de forma ativa em criação de conteúdo de qualidade – estratégia que em um ano fez a representação das vendas por esse canal crescer de 5,4% para 26,4%.

Outro feito da dupla é a velocidade que consegue se adaptar ao mercado e lançar novos produtos com qualidade ímpar e com um conceito único. Por trás desses lançamentos existe um amplo investimento em pesquisas de tendências de mercado e também comportamento dos consumidores. Este ano a empresa irá profissionalizar uma horta ao ar livre dentro da sua cabana de produção de cordeiros para aumentar o volume das geleias e especiarias que irá produzir. “Do mesmo solo que nasce o pasto aruana, que alimenta os cordeiros, nascerá a matéria-prima para a criação dos produtos de harmonização. ”, explica o CEO e sócio.

A empresa não revela o faturamento bruto, porém obteve um crescimento de 47% no período de 2015 em comparação ao ano anterior e em 2016 expressou um crescimento de 92%. A quantidade de toneladas vendidas cresceu 70% em 2016 contra o crescimento de 24% em 2015. Números expressivos que resultam da liderança competente e de boas estratégias dos sócios: pulverização comercial, desenvolvimento da cultura de consumo da carne de cordeiro e da expansão da empresa para novos estados.

Para 2017 a empresa vê o mercado com muita cautela. “Será um ano de muitas mudanças macroeconômicas. No país vemos uma possível melhoria da economia, porém nada que nos possibilite projetar um crescimento agressivo”, conta Augusto. O foco da empresa será a ampliação do portfólio de produtos e serviços.

Tendências, proximidade e experiência

Com 63% de suas vendas direcionadas para restaurantes, a Quirós Gourmet pretende reduzir esse número para, consequentemente, aumentar a participação do cliente pessoa física e também de casas especializadas em carnes, as famosas boutiques de carnes. “O objetivo é estar mais próximo do cliente final. A tendência é que as pessoas criem cada vez mais novas experiências gastronômicas em suas casas, compartilhando momentos com suas famílias e amigos. Nesse movimento também surgem os eventos de experiências específicos, a cada dia com novos formatos muito originais. ”, explica Priscila Quirós.

Outra estratégia e lançamento da Quirós será o de abrir as portas da empresa para os clientes. No caso, abrir as portas da fazenda, a Cabanha Oviedo, localizada no interior paulista. “A proposta é que possamos transmitir aos nossos clientes uma experiência completa com a nossa marca, com a cultura da carne de cordeiro, com nossa missão. Queremos que a Cabana Oviedo seja palco de referência de eventos únicos e diferenciados. Nada muito grande – menos é mais”, diz Priscila Quirós.

A dupla já apoia projetos sociais e sustentáveis e vem participando de ações com comunidades da região, pretendendo lançar programas de apoio aos pequenos produtores. “Enquanto os empregos nas cidades estão saturados, o campo carece de mão de obra qualificada. O “Crianças no Campo” surgiu para ensinar as crianças de Morungaba as oportunidades que existem no campo, ensinando-lhes o valor da terra e desmistificando a premissa de que é necessário ir para a cidade para vencer na vida. Ela deve escolher o que é melhor para ela conhecendo cada uma de suas possibilidades. ”, diz Augusto, atual CEO da empresa de alimentos.

História

Em 2009, Priscila se formou na faculdade de Administração de Empresas. Mesmo ano em que recebeu um e-mail comemorativo de um familiar que mora na Espanha, mais precisamente em Oviedo, capital de Asturias, comunicando a toda família Quirós, sobre os 100 anos de criação de cordeiros e queijos de ovelha, realizado pela família Quirós, tanto na região de Oviedo, como em Quirós. Coincidentemente, o município de Astúrias tem o mesmo sobrenome de Priscila.

Quirós é conhecida pela tradição na arte de preparar e saborear o cordeiro. Ali, sempre no primeiro domingo do mês de julho é celebrada a Festa do Cordeiro. “Essa notícia me atingiu de uma maneira muito positiva, fiquei bastante curiosa em saber mais sobre minha história, sobre as minhas raízes e sobre o mercado da carne de cordeiro, já que tinha fazendas na região São Paulo” conta Priscila.

Nessa mesma época, o preço da carne de cordeiro disparou no Brasil, em função de uma parceria do Uruguai com outros países, o que motivou investimentos neste setor.  Após diversos estudos de mercado e viabilidade, Priscila percebeu a atratividade nesse segmento e, meses depois, começou a criação de ovinos em sua fazenda.

Para tal projeto, ela contratou especialistas de cada área para que em conjunto pudessem criar um conceito de criação único, moderno, com respeito aos animais e meio ambiente, seguindo a identidade, raiz e princípios da centenária criação de sua família em Quirós. “Nossos cordeiros são criados artesanalmente, cuidamos de cada detalhe para que o consumidor tenha uma experiência única ao degustar nossos produtos” diz Priscila.

Em 2015, visando o crescimento, a empresa investiu na estruturação de processos e métricas de gestão. Atual CEO, Augusto Quirós comenta: “Não tomamos nenhuma decisão sem uma análise consolidada de todos os indicadores. Além da gestão, precisamos focar nas pessoas. Criamos um sistema de metas desafiadoras, treinamos a equipe regularmente e, o principal, buscamos inspirá-las a se orgulharem em fazer parte deste projeto”.

Fazenda – Cabanha Oviedo

Instalada na região de Amparo, interior de São Paulo, a Cabanha Oviedo é a primeira fazenda do Brasil criadora de cordeiros de corte, inteiramente sustentável. Localizada a 900 metros de altura, tem mais de 15 nascentes que abastecem os cochos do rebanho composto por mais de 1500 animais que bebem água mineral a vontade.

O pasto é do tipo aruana, proveniente da África do Sul, conhecido como o melhor para pastagem e níveis de proteína. “Toda a alimentação dos animais é produzida na própria fazenda, garantindo a procedência e o cuidado de cada detalhe. Temos três galpões térmicos, centro de manejo, fábrica de ração e laboratório. Alimentação riquíssima em energia e proteína”, explica Priscila Quirós.

O rebanho da Quirós é formado pela ilustre raça PollDorset, referência mundial. “Compramos os animais dos três melhores criadores de genética do Brasil. Genética importada da Nova Zelândia e Austrália. A PollDorset é uma raça prolífica, leiteira, que produz cordeiros o ano todo e tem excepcional carcaça (comprida, light e precoce) e adaptabilidade a diferentes altitudes, climas e alimentos.

Além da produção própria, a Quirós conta com criadores parceiros que fornecem cordeiros na mesma região e também criadores no sul do Brasil com a genética PollDorset, todos seguindo o mesmo tipo de manejo, criação e raça, garantindo a padronização exemplar que a Quirós Gourmet oferece ao mercado. O planejamento para a criação própria é incrementar o rebanho para 3 mil cabeças. No entanto, o número não deve ultrapassar as 5 mil matrizes para manter as características de “fazenda conceito”.

Esses cuidados fazem dos produtos, sucesso entre chefs, restaurateurs e consumidores. Todo o aspecto de genética, e de como o animal é criado e tratado, influencia completamente no resultado final da carne, sabor, maciez, coloração, porcentagem de gordura, etc.

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