Brasil e Espanha querem ampliar cooperação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva toma hoje (15) café da manhã com o presidente do governo espanhol (cargo equivalente ao de primeiro-ministro), José Luis Rodríguez Zapatero, às 8h30, no Palácio da Alvorada.

No encontro, serão discutidos temas como maior cooperação entre instituições de pesquisa científica dos dois países, as relações consulares Brasil-Espanha, comércio e investimentos, o andamento da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), a reforma do sistema das Nações Unidas e cooperação no setor de biocombustíveis.

Logo após, Lula segue para o Palácio do Planalto, onde despacha com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins (11h). Na seqüência (11h30), reúne-se com o primeiro-ministro da Finlândia, Matti Vanhanen, com quem vai discutir a implementação do comércio bilateral, mudanças climáticas, a cooperação na área florestal e em ciência e tecnologia, e o programa brasileiro de biocombustíveis.

Esses temas foram tratados ontem (14) em reuniões de trabalho de Vanhanen com os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; e de Minas e Energia, Edison Lobão.

Ainda hoje, no Itamaraty, o representante finlandês será homenageado com um almoço oferecido pelo vice-presidente da República, José Alencar.

À tarde, não estão previstos compromissos oficiais na agenda do presidente já que, às 15h, embarca para Lima, no Peru, para participar da 5ª Reunião de Cúpula América Latina e Caribe-União Européia (ALC-UE), que terá a presença de chefes de Estado e de Governo dos dois continentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn