Em todo o Brasil, municípios que compõem os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional começam a receber, individualmente, seminários técnicos para a apresentação de um diagnóstico inédito sobre as suas principais necessidades turísticas.
Brasília inaugurou o Calendário de Apresentação dos Resultados do Estudo de Competitividade, encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Depois, foi a vez de Foz do Iguaçu (PR), Boa Vista (RR), Ouro Preto (MG) e São Raimundo Nonato (PI), que encerraram a rodada na semana passada. Os próximos serão Caldas Novas (GO), Parintins (AM) e Santarém (PA).
As comissões técnicas formadas pela FGV, MTur e Sebrae percorrem o País até setembro analisando indicadores e os principais gargalos do desenvolvimento turístico nacional. O ‘termômetro’ visa orientar as políticas municipais e auxiliar o trabalho do Governo Federal, servindo como base para um planejamento mais objetivo, e ainda contribuir para o cumprimento da Meta 3 estabelecida pelo Plano Nacional do Turismo (PNT): estruturar 65 destinos com padrão de qualidade internacional até 2010.
Estudo
Lançado nacionalmente em abril, o estudo aponta o nível de competitividade de cada destino, avaliando cinco macrodimensões: Infra-estrutura, Turismo, Políticas Públicas, Economia e Sustentabilidade. Esses itens correspondem aos ambientes em que a atividade turística se desenvolve, e estão subdivididos em 13 dimensões, que por sua vez se desdobram em 61 variáveis.
Os indicadores geraram um ‘raio x’ do grau de desenvolvimento e nível de preparação para o Turismo em municípios prioritários na política de regionalização do setor, acendendo o alerta para investimentos urgentes e planejamento de longo prazo. O objetivo do Ministério do Turismo é que os resultados sirvam como ponto de partida das ações para tornar os 65 destinos em referenciais do mercado turístico brasileiro.
Serviço:
Seminários Técnicos dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Brasileiro
Calendário Nacional*
Dias 28 e 29 de julho
Caldas Novas (GO), Parintins (AM) e Santarém (PA)
Dias 31 de julho e 01 de agosto
Goiânia (GO), Barcelos (AM), Manaus (AM) e Tiradentes (MG)
Dias 4 e 5 de agosto
Pirenópolis (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Rio Branco (AC) e Teresina (PI)
Dias 7 e 8 de agosto
Alto Paraíso (GO), Diamantina (MG) e Parnaíba (PI)
Dias 11 e 12 de agosto
Barreirinhas (MA), Mata de São João (BA), Cáceres (MT) e Tibau do Sul (RN)
Dias 14 e 15 de agosto
Salvador (BA), São Luís (MA), Cuiabá (MT) e Natal (RN)
Dias 18 e 19 de agosto
Angra dos Reis (RJ), Maraú (BA), Curitiba (PR)
Dias 21 e 22 de agosto
Rio de Janeiro (RJ), Lençóis (BA) e Paranaguá (PR)
Dias 25 de 26 de agosto
Balneário Camboriú (SC), Corumbá (MS), Ilhabela (SP) e Mateiros (TO)
Dias 28 e 29 de agosto
Florianópolis (SC), Parati (RJ), São Paulo (SP) e Palmas (TO)
Dias 1º e 2 de setembro
Campo Grande (MS), Fernando de Noronha (PE), Porto Seguro (BA) e Fortaleza (CE)
Dias 4 e 5 de setembro
Bonito (MS), Recife (PE), Vitória (ES) e Jijoca de Jericoacoara (CE)
Dias 8 e 9 de setembro
Búzios (RJ), Gramado (RS), Ipojuca (PE), Maragogi (AL) e Nova Olinda (CE)
Dias 11 e 12 de setembro
Bento Gonçalves (RS), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracati (CE)
Dias 15 e 16 de setembro
Aracaju (SE), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS) e Porto Velho (RO)
Dias 17 e 18 de setembro
Macapá (AP)
* As datas estão sujeitas a alterações