O sonho do carro novo foi realizado por 246 mil consumidores em 2007. Do total de automóveis e comerciais leves vendidos no País no ano passado, 10,5% foram parar nas mãos de consumidores que, pela primeira vez, receberam as chaves de um carro com o tradicional cheirinho de recém-saído da fábrica.
O número de consumidores que adquiriu carro zero quilômetro pela primeira vez é 284% superior ao registrado em 2004, quando 64 mil compradores tiveram essa oportunidade. A quantidade equivale a 3,5% das vendas totais no período, de 1,83 milhão de unidades. No ano passado, foram vendidos ao todo 2,34 milhões de automóveis e comerciais leves.
Juros baixos e financiamento em prazos longos abriram as portas para uma camada da população antes compradora de veículos usados. Permitiu ainda a uma parcela ir direto ao carro novo, sem escalas. “Também entrou em cena a confiança do consumidor na economia e na manutenção do emprego”, constata o vice-presidente da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior. Ele informa que o porcentual de consumidores que comprou carro novo pela primeira vez nos últimos três anos é baseado em amostra obtida em pesquisas de mercado com todas as marcas de veículos.