Tecnologia retira apenas o que será consumido

empreendedor agro

Com ferramenta própria, Raizs combina conhecimento e inteligência artificial com base nos pedidos recebidos e na sazonalidade de cada um dos itens  

 

De acordo com  informações do último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), intitulado “Índice de Desperdício de Alimentos”, cerca de 14% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos entre a colheita e o transporte por falta de tecnologias integrativas. Nesse sentido, a Raízs, foodtech de orgânicos e saudáveis, pioneira em valorizar o pequeno produtor, investe em inteligência artificial exclusiva para prever o que será consumido entre seus clientes e assim retirar do solo apenas o que for consumido, evitando o desperdício  de alimentos.

“Por meio de sistemas e plataformas próprias, conseguimos fazer uma predição de compras com base na média de consumo, entregando os melhores produtos para os clientes. . Com a nossa ferramenta conseguimos fazer um planejamento com produtores e colher apenas os alimentos que serão aproveitados”, explica o CEO e fundador da Raízs, Tomás Abrahão.

As ferramentas desenvolvidas pela Raízs combinam conhecimento sobre as médias diárias, semanais e mensais de compras  dos consumidores e sazonalidade dos produtos. Toda base de pequenos produtores da foodtech é integrada com essa base de dados, assim tanto o plantio quanto a colheita são feitos de forma sincronizada com os comportamentos de compras  dos clientes. Atualmente, a startup conecta cerca de 900 famílias de pequenos produtores em todo o país com o consumidor final.

Essa inovação da empresa também  possibilita um controle maior  no envio das cestas de assinaturas. A Raízs consegue checar restrições, frequências e  preferências para fazer substituições de produtos personalizadas de acordo com essas informações.

“A ideia é gerar aumento de renda para o pequeno produtor, evitar o  desperdício e oferecer produtos frescos para os nossos clientes através da nossa tecnologia.  Queremos  continuar acelerando a transformação da cadeia de alimentos, integrando o campo a cidade”,  finaliza  Abrahão.

Sobre a Raízs – Fundada em agosto de 2016, a Raízs nasceu com o propósito de conectar o pequeno agricultor de produtos orgânicos ao consumidor final, criando assim um laço entre a cidade e o campo.  Entre os serviços estão as cestas por assinatura disponíveis no site, tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos. A startup recebeu aportes importantes em prêmios como Red Bull Amaphiko, Choice UP Artemisia, ONU Accelerate 2030, Creators Awards e, recentemente, recebeu a certificação de empresa em que o lucro anda junto com a responsabilidade social, concedida pelo Sistema B. A plataforma aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e as compras podem ser feitas pelo site.

Facebook
Twitter
LinkedIn