Carga fracionada: uma solução que reduz custos e torna a entrega mais eficiente

*Por Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess, empresa de tecnologia para logística

Não há dúvidas de que a pandemia acelerou e impulsionou vários processos dentro do mercado brasileiro, entre eles, o e-commerce. O setor teve um aumento de 75% em 2020 em comparação com o ano anterior, segundo o relatório divulgado pela Mastercard SpendingPulse. Grandes players do varejo já atuavam no ambiente online e a experiência prévia permitiu, em muitos casos, uma agilidade maior para se adaptar às mudanças. Por outro lado, podemos identificar que empresas de pequeno e médio porte também estão reagindo às novas demandas e necessidades dos consumidores e migraram para o formato digital. Essa foi a oportunidade ideal para trazer inovação aos negócios e uma solução de sobrevivência no mercado.

O e-commerce tem se apresentado como a principal alternativa para que a engrenagem da economia continue rodando. No entanto, o processo logístico ainda é um grande desafio, principalmente em um país com mais de 1,7 milhão de quilômetros de estrada, com falta de infraestrutura e combustível em alta.

Realizar as entregas com agilidade e baixo custo é um fator determinante para garantir lucratividade nos negócios, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, que, em muitos casos, realizam uma quantidade menor de envios de mercadorias. Por um lado, esperar ter uma quantidade relevante de pedidos para lotar o caminhão pode atrasar a data de entrega, por outro, fazer o envio sem que a carga do veículo esteja completa, pode aumentar o valor do frete. Por isso, a contratação de um serviço terceirizado de carga fracionada, em que um mesmo veículo carrega mercadorias de vários clientes, pode ser a solução mais adequada para essas empresas.

A carga fracionada permite que o espaço dentro do veículo seja dividido entre os pacotes a serem entregues em uma mesma rota, resultando em uma redução de custos para as empresas e otimização no envio. Essa modalidade é indicada para transportar mercadorias em quantidade menores e que ocupam pouco espaço no veículo. Com isso, é possível oferecer ao cliente final um frete com valor mais baixo e com prazo mais curto. Esses dois fatores são fundamentais e decisivos para os consumidores não desistirem da compra, aumentando a competitividade diante do mercado.

As transportadoras que realizam o serviço de carga fracionada devem ficar atentas a alguns pontos de melhoria para garantir a satisfação dos clientes. Como, por exemplo, a implantação de softwares, como os roteirizadores, para ajudar a traçar as melhores rotas, possibilitando um caminho mais curto, rápido e gastando menos combustível. A tecnologia pode proporcionar uma redução de custos de até 30% em toda a operação. E ainda, contar com um sistema integrado é fundamental para organizar informações, centralizar o fluxo de trabalho e alinhar a comunicação entre todos os profissionais envolvidos no processo.

Portanto, podemos afirmar que a utilização de um serviço de carga fracionada é muito vantajosa para o transporte de materiais de diferentes clientes que passam pela mesma rota. Além disso, a implantação de tecnologias pode tornar a carga fracionada mais eficiente, uma vez que é possível reduzir ainda mais os custos e agilizar as entregas. Certamente, ao cumprir estes dois requisitos, o consumidor levará em consideração a recompra e boas avaliações.


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