Uma excelente formação não garante sucesso profissional, porém, existe uma forte aliada que se desenvolvida da forma correta, pode melhorar afinidades e facilitar a convivência. Estamos falando da empatia, uma inteligência que é de extrema importância para a vida e precisa ser trabalhada.
Shana Wajntraub, psicóloga e consultora de carreiras da Eleve Consulting, explica que o primeiro passo para desenvolver empatia é “se conhecer”. “A partir do momento que o indivíduo se conhece, ele aumenta as chances de reconhecer e entender as emoções do outro”, enfatiza.
Outro ponto que a profissional destaca é a importância do “ouvir”. Porém ela alerta que não adianta fingir estar escutando ou estar com o pensamento longe. Prestar atenção quer dizer “sintonizar com plenitude com a outra pessoa”, ou seja, silencie os seus pensamentos. “É fundamental não criar pré-julgamentos. Sempre compreenda o lado da outra pessoa, preste atenção em expressões não verbais, lembre-se sempre que o corpo fala”, enumera Wajntraub.
Pesquisas comprovam que uma mensagem contém 90% ou mais de comunicação não verbal, então caso não tenha compreendido algo, faça perguntas, cheque, explique o que você entendeu da mensagem transmitida e siga adiante.