Mercado de shopping registrou alta de quase 9% nas vendas

Com mais 38 novos empreendimen­tos em operação e uma média de 415 milhões de visitantes mensais, o merca­do de shopping centers brasileiro regis­trou, em 2013, alta de 8,6% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo um total de R$ 129,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). “Os shoppings bra­sileiros atravessaram mais um ano de crescimento acima do comércio varejis­ta e da inflação. Um dos segmentos que mais sustentaram seu desempenho foi o de alimentação, o que pode ser atri­buído ao aumento do poder aquisitivo da população e a conveniência ofereci­da pelos centros de compra”, comenta Luiz Fernando Veiga, presidente da as­sociação.

A categoria telefonia cresceu 22,01%, recebeu novos operadores e apresen­tou aumento de vendas significativo de smartphones e outros artigos em mui­tos shoppings, mas não na totalidade deles. Além dos citados, os segmentos de perfumaria, joias, conveniência/ser­viços e megalojas também tiveram de­sempenho favorável ao longo de 2013, todos acima de 11%.

O Natal foi a data comemorativa que, como de praxe, mais contribuiu para o crescimento do setor. No mês e no perí­odo das festas, os campeões de vendas foram: alimentação, telefonia, óticas e perfumarias, todas elas com crescimen­to acima de 20%. Em média, as vendas no mês de dezembro cresceram 7,7% em relação ao mesmo período de 2012, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 2,7% se comparado ao ano passado.

Para 2014, a Abrasce acredita na continuidade do cenário favorável para o desenvolvimento do setor. A expecta­tiva é de 8,3% no aumento das vendas e inauguração de mais de 40 shoppings até o final do ano, 30 deles em cidades que não são capitais.

Shoppings no Brasil

  • 495 Shopping centers em operação
  • Presentes em 173 cidades
  • Total de ABL (Área Bruta Locável) no Brasil: 12.940.000m² (aumento de 13,5% em relação ao ano anterior)
  • Faturamento total do Brasil em 2013: R$ 129,2 bilhões, o que representa um crescimento de 8,6% em relação a 2012
  • 87% dos shopping centers brasileiros são do tipo tradicional e 13% especializados (outlet, lifestyle e temáticos)
  • 50% dos shopping centers estão localizados em capitais brasileiras e 50% em outras cidades
  • 94% dos shopping centers brasileiros abrem aos domingos

Facebook
Twitter
LinkedIn