Começar um negócio requer dedicação e preparação. Além de muito estudo e conhecimento de mercado, um grande trunfo para aprender mais e descobrir por onde começar é a leitura.
Muitos empreendedores, no entanto, afirmam que não conseguem ler tudo o que desejam por causa da falta de tempo. De acordo com a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro, a falta de tempo, e a falta de paciência são alguns dos itens apontados como desanimadores do hábito de leitura.
Para resolver este problema, o aplicativo Esens reuniu um time de especialistas em literatura, leitura dinâmica e tradução para resumir best-sellers não ficcionais em áudios que transmitam a essência principal da obra em um período curto de tempo, e que podem ser acessados em qualquer lugar de forma dinâmica. Com isso, a ferramenta propõe um livro por dia para conseguir, em uma semana, dar o pontapé inicial na abertura de um novo negócio. Veja os sete títulos disponíveis:
A ilusão de Ícaro (25 min)
O livro aponta para um mito tão velho quando os gregos antigos de que mirar alto terminaria em lágrimas. O autor, Seth Godin, possui outros best-sellers, incluindo A vaca roxa (Purple Cow), Tribos (Tribes) e Cutuque a Caixa (Poke the Box).
A startup enxuta (25 min)
O livro ajuda startups e empresas de tecnologia a desenvolverem modelos sustentáveis de negócios. O autor, Eric Ries, é um empreendedor de sucesso. Ele é cofundador da IMVU, uma rede social que usa avatares em 3D.
O Meio Confuso (26 min)
O livro desvenda a difícil realidade de levar seu próprio empreendimento da concepção à linha de chegada. O autor, Scott Belsky, é um empreendedor, investidor e autor. Ele é o fundador e ex-CEO do Behance, o principal serviço de networking digital do mundo para profissionais criativos.
A Terceira Onda (22 min)
O livro explica que, neste ponto da era da informação, a relevância e o sucesso do empreendedor dependem de sua conscientização da conjuntura atual. O autor, Steve Case, é co-fundador da AOL e CEO da Revolution, uma empresa de investimentos em Washington que apoia empreendedores e empresas como a Zipcar e a Sweetgreen.
Segredos que um passarinho me contou (27 min)
O livro conta a história de como o autor, Biz Stone, se tornou co-fundador do Twitter e explora os insights inestimáveis que o levaram até lá. Stone ajudou a criar a Xanga, Blogger e Odeo antes de co-fundar o Twitter. Depois de deixar o Twitter, ele fundou a Jelly, um aplicativo de perguntas e respostas baseado em imagens e tornou-se investidor anjo para várias empresas.
Tração (23 min)
O livro explica por que o sucesso de cada startup depende não apenas de seus produtos, mas da base de clientes que ela mesma constrói. Os autores, Gabriel Weinberg e Justin Mares, dirigiram startups que forma vendidas por quantias que chegavam aos oito dígitos.
Fisgado (27 min)
O livro explica, com anedotas e estudos científicos, como e por que integramos certos produtos em nossas rotinas diárias, além de por que esses produtos são o Santo Graal para qualquer empresa voltada para o consumidor. O autor, Nir Eyal, é escritor, professor e consultor que há muito tempo aconselha startups e outras empresas a projetarem produtos de sucesso.
Sobre o Esens
O Esens é um aplicativo que ajuda as pessoas a encaixar o hábito da leitura em seu dia a dia ao resumir em um áudio de até 15 minutos, de forma fiel ao conteúdo, a essência de grandes obras literárias não ficcionais. Com 400 títulos disponíveis até o final de 2019, as opções contemplam 15 categorias: história, negócios, finanças, economia, saúde, cultura, liderança, marketing, ciência, política, psicologia, autoajuda, relacionamentos, sociedade e tecnologia. Com um sistema de assinatura com planos mensais, anuais e lifetime, o aplicativo já está disponível para download na App Store e Google Play.