Os empreendedores de beleza e estética estão investindo em profissionalização e alta tecnologia para se destacar entre os concorrentes e conquistar novos clientes. Pesquisa realizada pela Shopfisio – empresa especializada no mercado B2B de beleza e saúde, com mais de 480 empresários do setor, apontou que 73% dos entrevistados fez pós ou MBA antes de abrir seu próprio negócio e, o fator de decisão para o consumidor escolher uma clínica estética não é o preço do serviço e sim a qualidade do profissional.
“A todo momento chegam novas tecnologias e o profissional sabe que precisa estar sempre informado e capacitado para os novos tratamentos. A atualização constante sobre as novidades é uma cobrança e uma necessidade neste mercado”, explica Andrian Nucci, presidente da Shopfisio.
No levantamento, a concorrência é apontada como a maior dificuldade do setor: 44% dos profissionais têm de dois a cinco concorrentes próximos. Além dos estudos, 46% pretendem aumentar o número de serviços prestados dentro da clínica em 2015, sendo que 40% afirmam que a estratégia que mais traz resultados é investir em tecnologia. O investimento inicial para abrir um negócio é cerca de R$ 5 mil e o faturamento médio de 5 salários mínimos, valor acima do salário médio de um profissional desta área.
Presença feminina
As mulheres ainda predominam no mercado e representam 81% das empresárias do setor, mas a participação dos homens têm aumentado nos últimos anos. Segundo Andrian Nucci, as mulheres ingressam nesta área por afinidade com o mundo de beleza, mas os homens já enxergam o potencial desta área como investimento. “O mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo e não para de crescer, sempre imune a crises. É um ótimo nicho de mercado para quem quer ter o seu próprio negócio”, explica.