Por meio do conceito de edutainment, a desenvolvedora de escolas online traz um olhar disruptivo para as experiências de educação e atrai grandes empresas do país
O ensino a distância no Brasil vive um verdadeiro boom desde o início da pandemia. Com as restrições de deslocamento impostas para o controle do vírus, diversas atividades do dia a dia do brasileiro passaram do físico para o virtual, inclusive as educacionais. Faculdade, escola, cursos, educação continuada: as frentes de ensino tiveram que se adaptar a uma nova realidade de forma muito rápida.
Isso ocorreu também nas empresas. Processos de onboarding, feedbacks, treinamentos e outras atividades educacionais corporativas que eram realizadas sempre presencialmente, tiveram que se adaptar às telas do celular e do computador na casa dos colaboradores. Mas o fato é que alcançar o mesmo resultado desse tipo de treinamento presencial é algo que traz complexidade.
“É comum que se pense que basta filmar um treinamento presencial para que automaticamente ele se transforme em conteúdo a distância, virtual, mas a realidade é bem diferente disso. O fluxo de aprendizagem em frente a uma tela requer um olhar diferente, afinal, é uma linguagem totalmente diferente”, explica o fundador da DNA Conteúdo, consultoria e desenvolvedora de escolas e academias digitais, Eduardo Mitelman. Oferecendo inovação perante aos olhos do RH, a empresa traz um novo modelo de inspiração para projetos de educação corporativa.
A história da DNA Conteúdo começou a partir da paixão de Eduardo pelo cinema. “Sempre fui apaixonado por cinema, mas acabei trilhando o caminho da Publicidade e Propaganda na faculdade. Passei por grandes agências de propaganda e de audiovisual, mas ainda sentia que o amor pelo cinema estava ali.” Começou então a buscar cursos que pudessem abrir os horizontes, mas acabou se deparando com um problema que virou, mais tarde, o start para a ideia do seu novo negócio.
“Não conseguia terminar nenhum curso online que começava. Eu achava o conteúdo maçante, mal elaborado, difícil de despertar atenção. E foi a partir dessa percepção que veio a reflexão sobre como resolver essa dor, que certamente não era apenas minha. Pensei então em como seria possível fazer isso de um jeito mais moderno, dinâmico e eficiente”, explica Mitelman.
Experiências de aprendizado capazes de transformar
“Cada pessoa aprende de um jeito, e quando ela aprende, revela uma melhor versão de si mesma. O melhor formato de aprendizagem é aquele que funciona para o público de cada empresa e para o próprio negócio também. Por isso, as experiências precisam ser personalizadas, o que potencializa os resultados e a real capacidade de transformar o indivíduo que tem contato com o material proposto”, ressalta Eduardo.
A DNA Conteúdo oferece aos clientes um leque de opções consistente, que passa por soluções e ferramentas como screen training, academia online, transmissão ao vivo, infográficos, vídeos institucionais/onboarding, cine aula, reality training, entre outros. Há também o Moov.me, serviço exclusivo que oferece ao cliente corporativo a possibilidade de criar seus próprios vídeos com qualidade profissional.
A expertise da DNA Conteúdo trouxe grandes nomes do mercado para a carteira de clientes da consultoria, com cases para empresas como Santander, Carrefour, Deloitte, Falconi, Faber-Castell e Grupo Pão de Açúcar, entre outros. Durante a pandemia, justamente pela necessidade de interações virtuais entre empresas e colaboradores, a DNA cresceu mais de 90%.
“Por meio de nossas experiências de aprendizagem digital, fazemos a ponte entre o conteúdo e o público que o negócio deseja impactar. Com isso, temos dois grandes objetivos: fazer com que o aluno de fato aprenda e trazer resultados consistentes para os nossos clientes, criando experiências inovadoras de aprendizado, atrelando as metas do negócio ao treinamento”, conclui Eduardo Mitelman.
A equipe conta com mais de 60 profissionais, e a previsão de crescimento para 2022 é de 80%, mantendo o ritmo dos anos anteriores sem ter recebido, até o momento, nenhum tipo de aporte.
DNA Conteúdo Digital – Fundada em 2018 por Eduardo Mitelman, a DNA Conteúdo Digital é especializada no desenvolvimento de escolas e academias digitais. E-learning, conteúdo estratégico, vídeos, infográficos, tecnologia educacional e Blended Learning para um aprendizado transformador. Atualmente, a Edutainment desenvolve materiais, onboarding, trilha educacional e afins, para empresas e instituições. Conta com mais de 60 profissionais, dois escritórios, São Paulo e Brasília, e a previsão de crescimento é de 80% para 2022.