Proesc aumenta em até oito vezes a produtividade pedagógica de escolas

Em parceria com mais de 1.500 instituições de ensino, o software tem transformado a gestão escolar com resultados expressivos em diminuição da inadimplência, melhor controle financeiro e otimização de processos

A Proesc, edtech amapaense que oferece uma plataforma de gestão escolar on-line inovadora com funcionalidades completas para as áreas acadêmica, pedagógica e financeira, trouxe uma nova realidade operacional para escolas no Brasil, Angola, Moçambique, Portugal e Senegal. Fundada em 2008, a startup atua em parceria com diversas instituições de ensino, que a partir da Implantação do software da empresa conseguiram aumentar em até oito vezes a sua produtividade pedagógica, assim como garantiram maior controle financeiro e otimização de processos.

Com um portfólio de mais de 1.500 unidades escolares, destas 70% são de escolas privadas, situadas respectivamente nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Sul do Brasil, a edtech amapaense já trouxe expressivas mudanças para alguns parceiros.

É o caso do Núcleo De Educação Integrada (NEI), tradicional escola do Amapá com 26 anos de atuação, que desde 2018 conta com o sistema da Proesc para uma gestão ágil e 360º. “No primeiro momento com a escola, escutamos as dores dos gestores e professores para organizar o melhor plano de ação para aquela instituição de ensino, por isso nossas metodologias funcionam e transformam a educação”, destaca Felipe Ferreira, CEO da Proesc.

Inicialmente, a parceria com o Colégio NEI contemplou o uso das funcionalidades pedagógicas, e após ganhar tempo com processos de matrícula e deixar de lado o uso do caderno escolar, resolveram implantar os serviços financeiros da Proesc. Em um ano de uso das ferramentas focadas em finanças, reduziram mais de 86% das dívidas em aberto e alcançaram o marco de apenas 8% de inadimplência escolar. Com a redução das dívidas, a escola pode investir em infraestrutura e construir e ampliar espaços da escola.

“Atuamos em parceria com o Colégio há muitos anos e, ao implantamos a solução financeira, já vimos resultados bastante expressivos em um ano. Quando eles nos procuraram, o desafio era resolver questões de controle do setor pedagógico. Agora, a partir do uso do nosso sistema completo, a parceria já se mostra fundamental para uma visão 360º da escola, tornando a gestão mais eficiente e rápida na tomada de decisão e controle de caixa”, explica Felipe Ferreira, CEO da Proesc.

Gestão financeira completa em minutos

O uso das ferramentas financeiras também auxiliou a gestão do Colégio Brigido Nogueira (CBN), instituição de ensino particular de Manaus com mais de 30 anos de história, que se deparou com as dificuldades de implantar processos de gestão e não possuía controle das entradas e saídas financeiras de modo ágil. Com o uso do software, a gestão se tornou possível e rápida, possibilitando a demonstração do resultado do exercício (DRE) em menos de 5 minutos.

“Há algum tempo já tínhamos identificado a necessidade de mudanças na nossa operação e a chegada da Proesc foi fundamental para atender a este momento. Antes de implementar o sistema, por exemplo, nós não tínhamos uma acuracidade nos pagamentos, portanto não havia registro de todas as transações da escola. Agora, com a plataforma, conseguimos gerar a DRE automática todo fim de mês sem dores de cabeça. No entanto, não vimos uma melhora somente no nosso controle financeiro e sim em toda a nossa operação”, afirma Brigido Neto, proprietário do Colégio CBN.

Gestão automatizada e 360º

Outro case de sucesso da edtech é a parceria com o Instituto Superior Politécnico Do Caála, faculdade localizada em Angola, que desde de 2018 atua com as funcionalidades do Proesc. Através do uso da plataforma a faculdade reduziu em mais de 50% o retrabalho com atividades que agora são digitalizadas, além disso, os processos se tornaram mais ágeis, demandas que demoravam até 12 horas tiveram seu tempo diminuído para menos de 60 minutos.

“Auxiliar escolas sempre foi o nosso propósito, tornar a gestão mais ágil e ter resultados comprovados de melhoria é a experiência que queremos para todas as escolas do Brasil. Através do uso do Proesc os gestores possuem mais agilidade e podem tomar decisões de forma mais estratégica pensando no desenvolvimento da escola, focando no que realmente importa que é um ensino de qualidade”, pontua Ferreira, CEO da Proesc.

Facebook
Twitter
LinkedIn