SPUTNiK aposta na meta-aprendizagem para transformar a educação corporativa

Objetivo é conectar as companhias a temas do futuro por meio de cursos, palestras e experiências educacionais customizadas, que gerem intencionalidade e eficiência no processo de aprendizagem dentro das organizações

É fato que os anos entre escola primária e universidade não preparam as pessoas para todos os desafios da vida. Ao acreditar que aprender constantemente e buscar novos conhecimentos são os únicos caminhos para se manter atualizado, Mariana Achutti e dois sócios, Jean Rosier e Felipe Anghinoni, criaram a SPUTNiK, uma das maiores escolas de educação corporativa do Brasil.

O propósito do negócio é auxiliar as organizações a desenvolverem mais e melhor os seus colaboradores por meio do lifelong learning, ou seja, de jornadas de aprendizagem contínua, que considerem soluções personalizadas para serem realmente eficazes.

Com a base de conhecimento da Perestroika – a maior escola de metodologias criativas da América Latina -, a SPUTNiK desenvolveu um método de ensino híbrido, com uma estratégia de engajamento que combina flexibilidade, interatividade e colaboração, utilizando diversos métodos de ensinos como debates, jogos, podcasts, webséries e mentorias. A abordagem da SPUTNiK consiste em criar experiências de aprendizagem que fogem do lugar comum e se adaptam às demandas de cada empresa.

Através de uma série de formatos, como cursos, palestras, vivências presenciais e online, a escola aplica conceitos, ferramentas e reflexões alinhadas aos valores contemporâneos.  A SPUTNiK faz uma curadoria de conteúdos e constrói, através de sua metodologia exclusiva, as jornadas de aprendizagem dos clientes. O processo se dá em etapas: diagnóstico da necessidade da empresa, planejamento e avaliação do produto, produção e gestão da jornada, e análise de KPI’s do processo educativo.

Meta-aprendizagem

Motivar as pessoas dentro de uma organização a serem protagonistas do processo de aprendizagem é essencial. Os profissionais precisam conhecer o que precisam e querem aprender. E, além disso, devem ser estimulados a entender como aprendem melhor. Isso é meta-aprendizagem – que pode parecer custosa ou distante da realidade de mercado. Mas, pelo contrário: pode ser desenvolvida de forma ágil e consistente.

Para isso, os negócios precisam de estratégias e ferramentas inovadoras, que inaugurem e sustentem uma cultura de meta-aprendizagem. E as lideranças desempenham papel fundamental na escolha de soluções que entreguem um diagnóstico preciso e ações personalizadas para as necessidades de cada time e contexto.

“Sabemos que cada pessoa aprende de um jeito diferente. Por isso, acreditamos muito na meta-aprendizagem como um caminho para o desenvolvimento profissional dentro das empresas. O iFood é um exemplo de empresa com quem já trabalhamos e que tem se movimentado em direção a esse olhar, que enxerga a aprendizagem como parte da cultura”, conta Mariana Achutti, fundadora e CEO da SPUTNiK.

“É muito incrível ver o que o iFood está construindo internamente. A empresa inovou e fez uma descentralização da verba da educação corporativa. Assim, conseguiram dar autonomia para os profissionais investirem em seu desenvolvimento individual, aumentando a adesão aos cursos in-company”, conta Cacá Rhenius, head de Aprendizagem da SPUTNiK

Achutti destaca que estamos vivenciando grandes mudanças no mundo corporativo que têm feito as organizações reconhecerem, cada vez mais, o papel estratégico da educação. “Hoje, o mercado já entendeu que a aprendizagem corporativa precisa ser conduzida como um processo contínuo e intencional. Nunca antes a educação corporativa foi tão central para os negócios. Ao longo dos nossos oito anos no mercado, acompanhamos essa evolução no país e é muito gratificante ver a mudança de mindset. Percebemos que muito do nosso trabalho consiste em ensinar pessoas a aprender. E mais do que isso, queremos ser uma bússola para que as empresas e seus profissionais enfrentem os desafios e as incertezas por meio da aprendizagem contínua e autodirecionada”, ressalta Mariana.

Desde 2014, a SPUTNiK já impactou mais de 67 mil alunos, em mais de 360 empresas. Entre elas, estão Google, Facebook, Globo, Boticário e Ambev.

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