Confira 5 dicas para organizar o trabalho remoto

As ferramentas tecnológicas atuais permitem que muitas empresas de diferentes setores atuem de forma remota. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 5,2% dos trabalhadores brasileiros já eram adeptos do regime home office em 2018. Enquanto algumas organizações já incorporaram a prática como parte da cultura, para tantas outras, o modelo pode ser uma novidade ao ser adotado como medida de precaução contra o avanço do novo coronavirus, o Covid-19.

O trabalho remoto tem grandes vantagens, mas requer organização e disciplina para que as operações não sejam comprometidas. Desde o início da história da Nuvemshop, trabalhamos com um esquema híbrido de remoto e presencial, mas no contexto atual decidimos que o remoto (ou home office) seja obrigatório. Sabemos que muitas empresas estão adotando essa medida, como prevenção , pela segurança dos colaboradores e da sociedade, por isso, separamos a seguir alguns dos principais aprendizados adquiridos em anos trabalhando com este formato:

Verifique se você tem tudo o que precisa para fazer seu trabalho

Para começar, fazer um checklist do equipamento, software, ambientes de desenvolvimento e tudo o que for necessário para o seu trabalho, além de uma boa conexão de Internet. Resumindo, você deve poder fazer na sua casa o mesmo que pode fazer no escritório.

Simule um escritório real

Possua um espaço dedicado exclusivamente ao trabalho, de preferência com uma mesa tipo escrivaninha e uma cadeira confortável, alocadas em um cômodo onde terá menor número de interrupções de familiares ou animais de estimação. É importante que eles compreendam que não está disponível durante o horário de trabalho. Quando você está no seu “escritório”, seu cérebro associa esse lugar como o lugar onde você trabalha (não onde você dorme ou onde assiste TV).

Vista-se como se estivesse saindo de casa

Além de definir um espaço separado, outra dica para melhorar a produtividade é evitar ficar de pijama enquanto trabalha em casa. Prepare o café da manhã, tome um banho, ponha outra roupa. Você se sentirá melhor consigo mesmo e estará mais predisposto a começar o dia, além de ficar mais confortável para realizar videochamadas.

Trabalhe em equipe

Sim, é possível! Ao não compartilhar uma mesa, teremos que fazer alguns esforços para manter o contato e dar visibilidade às entregas. Portanto, é fundamental seguir a metodologia da empresa e as boas práticas, com uso de ferramentas e canais de comunicação interna para obter assertividade em nossas comunicações. Slack e Asana são ótimos canais para a organização das tarefas e comunicação. Deixe seu calendário atualizado para facilitar o contato e faça uma breve reunião com a equipe no início de cada dia para alinhar as ações.

Programe horários de trabalho e horários de descanso

Equilíbrio é fundamental, não almoce enquanto trabalha, não responda e-mails após o final do seu horário. Aproveite o tempo que seria de deslocamento para fazer uma meditação ou academia para se desconectar.

Sabemos que toda essa situação nos desafia a reforçar e melhorar as nossas metodologias de trabalho remoto para que sejam tão efetivas quanto as presenciais. Serão semanas de aprendizado e esperamos que a situação seja controlada em breve, porém, as dicas são válidas sempre que for preciso trabalhar à distância.

Sobre a Nuvemshop

A Nuvemshop oferece uma solução tecnológica de e-commerce líder na América Latina. Sua plataforma para o desenvolvimento de lojas virtuais é robusta e consegue evoluir para acompanhar o crescimento dos negócios, sem importar o tamanho da operação, permitindo que marcas de todos os portes criem suas lojas com facilidade e segurança. Com mais de 30 mil marcas ativas, conta com mais de 160 colaboradores, localizados principalmente nos escritórios de São Paulo, Belo Horizonte e Buenos Aires.

*Alejandro Vázquez é fundador e CCO da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder para PMEs na América Latina.

Facebook
Twitter
LinkedIn