Confira sete dicas para quem deseja abrir o próprio negócio ainda neste ano

Especialista da Di Santinni elenca os principais pontos para ter atenção na hora de iniciar seu projeto

Se você já pensou em abrir seu próprio negócio e iniciar sua jornada empreendedora, certamente sabe que essa é uma tarefa que exige muito estudo de mercado e análise estratégica. Entretanto, dados do Sebrae apontam que o número de empreendedores no País não para de crescer, são cerca de 42 milhões na ativa e os outros 51 milhões em potencial. Além disso revelam que, somente nos três primeiros meses de 2023, foram criadas cerca de 214.413 micro e pequenas empresas no Brasil.

Apesar do cenário desafiador, de acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas respondem por 85% da empregabilidade no País. “Lembre-se de que o sucesso nos negócios muitas vezes envolve perseverança, aprendizado contínuo e a capacidade de se adaptar às mudanças”, comenta Diego Alvarez, head de franchising e expansão da Di Santinni, grupo com mais de 40 anos e TOP 3 dos maiores varejistas de calçados multimarcas do país, que elencou algumas dicas para auxiliar os empreendedores no início da trajetória.

1 Planeje previamente o seu mercado:
Para dar início ao seu negócio, pesquise e identifique antecipadamente as lacunas do mercado, faça uma pesquisa para entender as principais necessidades e desejos dos consumidores e como você pode supri-las. Também é importante planejar com cuidado, elaborando um plano de negócios abrangente e que considere as principais swots (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) daquele mercado.

2 Esteja atento às tendências do mercado e seja inovador:
Para entender seu público é preciso primeiro entender o mercado, por isso, esteja sempre por dentro das principais tendências e novidades do seu nicho. Também é importante adaptar o seu negócio de acordo com as demandas do mercado e dos consumidores. Esteja aberto a novas ideias e abordagens, atualize seus produtos ou serviços para permanecer competitivo.

3 Considere o modelo de franquias:
O modelo de franquias pode ser uma excelente estratégia para abertura de negócio, pois oferece uma oportunidade de crescimento acelerado, além de todo apoio e suporte para a loja. Além disso, esse modelo já considera a expertise de uma marca já estabelecida e consumida pelo público.

4 Construa presença em diferentes canais de venda e priorize o atendimento ao cliente:
Diego reforça a importância da forte presença nas vendas onlines, que representam a maior parte das vendas nos dias de hoje. Para o head, investir em site e redes sociais promove a marca e permite a interação com clientes. Diante disso, priorizar um bom atendimento ao cliente e estar sempre disposto a entender os feedbacks e realizar melhorias é uma das principais chaves do negócio.

5 Mantenha a gestão sempre em ordem:
Seja na parte das finanças ou na cultura da empresa, é importante que ambas as partes estejam sempre alinhadas com o seu propósito. Para isso, estabeleça um sistema eficaz na gestão financeira, monitore os fluxos de caixa e estabeleça reservas de emergências. Além disso, construa uma equipe dedicada e motivada, e promova uma cultura de colaboração e inovação.

6 Aprimore suas habilidades e desenvolva resiliência:
Para um bom andamento do negócio, o mais importante é que o empreendedor consiga desenvolver habilidades de liderança eficazes, que inspire confiança e motive sua equipe a alcançar os objetivos. Entretanto, também é preciso ter resiliência para as situações difíceis e desafiadoras, superando obstáculos e aprendendo com os erros.

7 Cumpra as regulações locais e internacionais:
Por fim, Diego reitera a importância de estar sempre ciente das leis e regulamentações relacionadas ao seu setor. É importante sempre manter a conformidade para evitar problemas legais e não correr riscos.

Sobre a Di Santinni
Fundada em 1980, a Di Santinni é uma varejista tradicional de calçados que conta com mais de 2,5 mil colaboradores e mais de 4 milhões de clientes mensais. A empresa possui mais de 120 lojas em todas as regiões do Brasil, conta com o selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e tem como missão levar a moda para todos os públicos com preços acessíveis. Entre seus diferenciais estão a tecnologia DS Smart e todo o suporte 24h oferecido aos franqueados, que também contam com um app para auxiliar na gestão da loja. A Di Santinni também oferece aos clientes a possibilidade de terem o cartão próprio da loja e, assim, usufruírem do mix completo de calçados e acessórios para a família e todas as ocasiões.

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