A força feminina na tecnologia

A conquista da mulher em um mercado ainda dominado pelo público masculino

A tecnologia está presente em tudo no nosso dia a dia: comunicação, trabalho, lazer, medicina, dentro de casa e tantos outros. No último milênio o setor evoluiu de forma acelerada e gerou grande impacto no mercado de trabalho.

As mulheres representavam em 2021, 51.7% da população brasileira segundo dados da pesquisa PNDA (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua) e quando analisamos a presença feminina na área tecnológica das empresas, não encontramos o mesmo equilíbrio. Estudos da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), mostram que o setor de tecnologia e comunicação emprega apenas 36.9% de mulheres.

Nomes como Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates, são constantemente citados como grandes personagens na tecnologia, já mulheres como a Ada Lovelace, primeira programadora do mundo e considerada “mãe da computação”, e Grace Hopper, considerada a mãe da linguagem de programação, não costumam fazer parte da literatura cotidiana tecnológica.

Mesmo com tantos desafios em um ambiente totalmente masculino, as mulheres vêm demonstrando sua força e crescendo. Na SuperGeeks – primeira e maior Escola de Programação, Robótica, Tecnologia, Inovação e Ciência da Computação para todas as idades do país, por exemplo, o poder da mulher é reconhecido com três figuras femininas à frente do negócio: Vanessa Ban, Cássia Ban e Tatiana Shiozaki.

Vanessa Ban uniu-se ao seu marido Marco Giroto e em 2014 fundaram a marca. Empreendedora formada em letras, desde 2019 se mantém como CFO (Chief Financial Officer) da marca SuperGeeks.

Também em 2019, Cássia Ban assumiu o cargo de CEO deixado por Marco Giroto. Cássia iniciou na SuperGeeks na área de atendimento ao cliente e relacionamento e logo virou gerente da primeira unidade localizada na Vila Mariana, posteriormente com início das operações no sistema franchising, tornou-se gerente de franquias sendo responsável pelo relacionamento e suporte a todos os franqueados da rede.

No ano de 2022, foi a vez de Tatiana Shiozaki, graduada em administração e gerenciamento de projetos, assumir o cargo de COO, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e crescimento da marca no Brasil e exterior. A oportunidade surgiu devido ao excelente trabalho de Tatiana na gestão da unidade de Itu, munícipio de São Paulo, durante quase cinco anos

Visionária e sabendo do potencial feminino, Vanessa Ban defende a presença de mulheres tanto na educação tecnológica como no empreendedorismo, trazendo essa ideologia também às franqueadas da rede. “Liderar faz parte do ser mulher, que sabe criar um ambiente acolhedor e de engajamento, em um mercado tão masculinizado como o setor tecnológico”, afirma. “Queremos ter cada vez mais unidades comandadas por mulheres. Esse é um dos objetivos da rede”, completa Vanessa.

Sobre a SuperGeeks – Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.

Facebook
Twitter
LinkedIn