O Ano de 2010 foi marcante para a Água Doce, rede com mais de 100 restaurantes presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal – especializada em comidas e bebidas que representam bem os sabores do Brasil. No ano em que completou 20 anos, a rede iniciou o reposicionamento de sua marca. A agora Água Doce Sabores do Brasil apresenta todas as novidades aos investidores que a visitarem na ABF Franchising Expo, que acontece em São Paulo, entre os dias 8 e 11 de junho.
A primeira delas é que a Água Doce passou a utilizar um novo slogan “Sabores do Brasil” e a logomarca sofreu uma leve alteração, com sua elipse ganhando as cores azul e verde. Nas casas, todos os uniformes, toalhas de mesa e louças foram mudados. Houve também a incorporação de novas opções no cardápio: foram criados combos kids, combinação de pratos infantis e sucos, atendendo a uma demanda identificada junto aos clientes da rede.
“O objetivo do reposicionamento é modernizar a marca e mostrar a verdadeira vocação da Água Doce: ser a maior rede de restaurantes especializada em Sabores do Brasil”, revela o Diretor de Franquias Julio Bertolucci. “Nosso faturamento de 2010 aumentou em 15%, um reflexo destas primeiras ações”.
Destaca-se também uma ação em prol dos franqueados: um Plano de Incentivo para colaboradores, a fim de reter os profissionais que atuam nas casas e evitar o alto custo de treinamento e rotatividade. “A primeira etapa, uma Pesquisa de Clima e Satisfação, encomendada a uma empresa especializada em Recursos Humanos, nos mostrou indicadores de satisfação, levando em conta aspectos como motivação, produtividade e comprometimento da equipe com os objetivos da organização. Agora, vamos implementar algumas ações sugeridas pela consultoria, procurando atender as solicitações e aumentar o grau de satisfação de nossos funcionários”, salienta o Diretor.
Novo formato de franquia: quiosque – A rede lançou no início do ano um novo formato de franquia, o quiosque Água Doce. A primeira unidade, localizada no interior paulista, na cidade de Itapeva – no Centro Comercial Cofesa Max – segue a todo vapor. “É uma ótima oportunidade para que os próprios franqueados possam expandir os seus negócios”, analisa. “Não descartaremos, também, vendas para investidores interessados em fazer parte da rede”. O plano de expansão prevê, inicialmente, a abertura nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina sempre em shoppings ou centros comerciais. “São regiões onde a rede já é um sinônimo de comida saborosa e de qualidade.”.
O quiosque Água Doce conta com um cardápio exclusivo, recheado com as delícias da culinária brasileira – o grande diferencial da rede. O cliente encontra lanches e porções com metade do tamanho padrão dos restaurantes Água Doce, o que torna os preços mais atraentes, e pratos executivos, a grande aposta do quiosque. “Nossos clientes são tão especiais que oferecemos, ainda, um serviço incomum em praças de alimentação: garçons servem as mesas com a qualidade de atendimento Água Doce”, finaliza Bertolucci.
O negócio – Para fazer parte da rede Água Doce Cachaçaria – que ainda pretende ampliar sua presença pelo Brasil – o candidato a franqueado precisa, primeiramente, gostar ‘da noite’ e não ter problemas em trabalhar nos finais de semana. “Muitas unidades funcionam só à noite e avançam pela madrugada”, ilustra o franqueador Delfino Golfetto. “E acreditamos ser importante que o próprio franqueado seja o efetivo operador da unidade”.
Outra exigência é um investimento inicial na faixa de R$ 365 mil a R$ 975 mil – fora o ponto comercial. “Damos todo apoio neste sentido porque a boa localização da unidade é de extrema importância para o sucesso da franquia”, reforça o franqueador.