Artesanato brasileiro vai a Paris

Duas empresas de artesanato brasileiro atendidas em projetos do Sebrae vão expor produtos na  Maison & Objet, feira de arte e decoração que acontece até o dia 6 de setembro, em Paris. O Atelier Daniele Drummond, de Minas Gerais, e a empresa Das Catarinas, de Santa Catarina, foram selecionadas pelo Sebrae e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) para participar do espaço na feira reservado para empresas brasileiras.

Um total de 25 empreendimentos se inscreveu e quatro foram escolhidos e aprovados pela curadoria do Sebrae, da Apex e da Maison & Objet, de acordo com critérios como adequação dos produtos da empresa ao perfil do evento e maturidade de exportação. Além dos dois pequenos negócios, irão a Paris produtos da empresa St. James, fundada em São Paulo, em 1976, e pioneira do mercado brasileiro na fabricação de peças de prata com estilo moderno, e dodesigner Ricardo Graham, do Rio de Janeiro, que assina a grife oEbanista, que produz móveis artesanais de madeira.

A artista plástica e designer Daniele Drummond, de Belo Horizonte (MG), faz produtos de cerâmica em alta temperatura: em formato de cubas, potes e saladeiras. Os produtos mesclam o rústico e o moderno, o colorido e o opaco, o liso e a textura, o brilhante e o fosco, e já são vendidos para São Paulo, Rio de Janeiro e estados do Nordeste. Daniele, que trabalha com o artesanato há dez anos, ainda exporta para os Estados Unidos e a França.

Das Catarinas é um pequeno grupo de artesãs que desenvolve e fabrica produtos com resíduos têxteis. Fundado em 2011, o principal objetivo do grupo é unir criatividade com sustentabilidade, obtendo, como resultado, peças conceituais e diferenciadas. Das Catarinas concilia técnicas artesanais com o uso de tendências de design e o resultado são bowls, cachepots, fruteiras, bancos, puffs e vasos feitos com sobras de tecido em malha cheio de cores e personalidade.

A Maison & Objet é uma mostra de design de interiores que acontece bianualmente em Paris e é considerada um dos três mais importantes eventos europeus do segmento. Reúne mais de três mil expositores de todo o mundo e abre ao público – entre eles profissionais, apreciadores ou curiosos – as portas das tendências internacionais mais respeitadas dos segmentos de decoração,design, moda, objetos, casa, arte. Essa é a primeira ação de promoção comercial internacional que está sendo promovida em parceria pelo Sebrae e Apex, após a assinatura de convênio de cooperação geral que as duas instituições realizaram no ano passado.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn