A realidade chega a ser cruel no mundo dos negócios. Por isso, o empresário que já está estabelecido, ou quem pensa em abrir uma nova empresa, tem que estar muito atento às mudanças e novas tendências no mercado.
A indústria tradicional – cerâmica, têxtil, sapatos, para citar poucos exemplos – passa, no momento, por um sério abalo e dificilmente vai encontrar os trilhos que circulavam em poucas décadas passadas. Um dado ilustra bem essa realidade: de tudo que era produzido no Brasil (PIB) em 1980, 35% vinha da indústria. Hoje esse percentual está na dramática marca de apenas 15%. Certamente vai ficar neste mercado quem tiver muita produção, preço baixo e forte distribuição. O restante vai ficar pelo caminho.
No entanto, uma nova realidade de negócios está surgindo, com ênfase nos serviços. É a vez hoje do que se pode chamar de Empreendedor Criativo. Ilustro essa nova realidade com 10 campos de negócios, terreno fértil para o surgimento de novas empresas, pequenas e até grandes:
1) GESTÃO DE MARCA – Crie uma marca, pode até ser de sapatos, com um grande diferencial de mercado, com uma grande inovação. É possível terceirizar toda a produção. Isso vale para diferentes produtos e serviços.
2) DESIGN – É um vasto campo e o Brasil ainda engatinha. Quantas vezes ao abrir um produto não temos vontade de jogar contra a parede, tamanha dificuldade, falta de praticidade e quase sempre sem nenhuma elegância. O design tem que ser aplicado num singelo livro até num avião inteiro.
3) SITES – É a mais tradicional das novas mídias na internet. Mas é ainda muito pequeno o número de sites bem feitos, atualizados. Muitos têm dados completamente defasados. Essa mídia tem que ser feita por empresas capacitadas. Hoje ninguém mais liga ou pega uma lista telefônica para encontrar alguém ou uma empresa. O caminho mais usado hoje passa pelo Google até chegar ao site da empresa desejada. Então, o site precisa ser levado mais a sério.
4) APLICATIVOS – Um vastíssimo campo, quase infindável de serviços que ainda podem ser criados por novas empresas para a internet.
5) REDES SOCIAIS – Um fenômeno ainda recente e muito pouco trabalhado de forma correta pelas empresas. Na verdade, esse trabalho, que muitas vezes é feito por uma secretária, precisa ser feito por empresas especializadas em análises de informações, dados e estatísticas.
6) APARELHOS DIGITAIS – Solo fértil para criação de novos negócios, novos produtos, sempre facilitando a vida das pessoas.
7) BIOTECNOLOGIA – Produtos de beleza e remédios de todos os tipos. Receita infalível para novos empreendedores criativos. Um definitivo creme para crescer novos cabelos ou evitar rugas, por exemplo, vira fortuna de um dia para outro.
8) EDUCAÇÃO – Novos formatos de ensino e educação. Cresce a mentalidade que é preciso apreender de tudo, durante toda a vida, desde o assunto ligado à carreira profissional até vinhos e azeite.
9) ALIMENTAÇÃO – Ninguém vai deixar de comer. Cresce a cada dia, mas existem espaços para empreendedores criativos e inovadores que queiram encontrar um caminho milionário.
10) TURISMO E ENTRETENIMENTO – Com certeza, a nova e futura grande indústria. O turismo ligado à história, cultura, arte e gastronomia. O entretenimento ligado à literatura, música, cinema, teatro, artes plásticas. Um mundo de novos negócios.
Podemos ter a certeza que o mundo será melhor para viver com o surgimento desses novos empreendedores criativos e inovadores.