É cada vez mais comum, especialmente em grandes empresas, que as atribuições sejam focadas em determinados serviços. Com foco em qualidade e resultado, nossos profissionais tornam-se especialistas em determinada área de atuação e diariamente voltam seus olhos apenas para os desafios pertinentes à sua competência. Não vejo nada de errado nisso, porque é neste cenário que criamos equipes de alta performance. No entanto, nessa busca de um ritmo acelerado de trabalho e equipes focadas, muitas vezes esquecemos do valor que a colaboração pode trazer. Um olhar livre de preconceitos inerentes a rotina de quem atua em determinada área pode nos fazer enxergar pontos de melhoria que até então não identificamos.
Partindo desse conceito, compartilho uma experiência de colaboração que vivenciamos em nossa empresa.
Durante o mês de novembro de 2018, para realizar a meta de qualificação de leads que era muito desafiadora, decidimos atuar com uma ação colaborativa envolvendo toda a diretoria de Marketing e Produto. A ação envolveu as áreas de comunicação, geração de demandas, inteligência competitiva e os analistas de produto. A nossa área de geração de demandas (também conhecida como “Pré Vendas” em outras empresas do mercado) tem como propósito, estreitar o relacionamento com os leads com o objetivo de qualificá-los para atuação do time de vendas. Durante a ação, convidamos profissionais de outras áreas, para que pudessem apoiar no contato e na prospecção de leads potenciais. Eles tiveram a oportunidade de entender melhor os desafios e diferenciais da geração e demandas, os gargalos do setor e pontos de melhoria na rotina. Tiveram a oportunidade de ouvir pessoas, apresentar nosso portfólio e entender de que forma os colegas atuam.
Esse processo colaborativo trouxe uma série de ganhos, a começar pela recuperação dos resultados, já que ter colegas de outros times apoiando o setor fez com que nossos colaboradores revertessem as médias de conversões. Mas também serviu para o time de produto identificar uma série de oportunidades de melhorar a taxa de conversão dos contatos de suas linhas de produto, assim como ganhos de produtividade do time de operadores. Percebemos que ao praticarmos a colaboração, aceleramos a resolução de dificuldades de forma alinhada e aumentamos a assertividade das decisões. Este é só um exemplo de como o nosso foco em entregas pré-determinadas não pode desviar o nosso olhar do conjunto, do resultado global.
Refletindo sobre o aprendizado que tivemos na ação que realizamos na Senior e o meu dia a dia como diretor da área de Marketing e Produto, elenco quatro vantagens que o processo colaborativo nos trouxe:
1 – Compreensão do desafio alheio
Quando praticamos a colaboração, envolvemos equipes heterogêneas em ações com um objetivo em comum. Isso significa que todos os envolvidos poderão vivenciar na prática as ações realizadas por determinada área para chegar ao resultado. Assim, mesmo que não estejam diretamente ligados ao trabalho, irão compreender melhor o desafio diário que a equipe enfrenta e como contribuem para o sucesso do negócio.
2 – Entendimento do vínculo das áreas
Saber de que forma o seu trabalho afeta a rotina de outra pessoa traz uma nova conotação aos seus afazeres. Isso significa ampliar o propósito, perceber que uma empresa atua em cadeia e que a sua função tem um lugar importante no conjunto da obra. Com a colaboração você entende de que forma isso ocorre. E começa a se preocupar ainda mais com a qualidade das entregas. Tenho percebido isso com frequência e acompanhado de perto novas iniciativas neste sentido, como o job rotation, por exemplo. Assumir, mesmo que temporariamente, uma função que é impactada pelo seu trabalho, ajuda a entender a grandeza e a importância de cada produção em conjunto.
3 – Visão complementar para resolução dos desafios
“Como eu não pensei nisso antes?” Que atire a primeira pedra quem nunca usou essa frase ao receber uma dica simples para a resolução de um problema, vinda de alguém que não estava vinculada a ele. É isso que a colaboração traz para as empresas. Um profissional de outra área que volta seu olhar à nossa rotina pode perceber questões que nós, tão envolvidos com as demandas, não conseguimos ver. Daí surgem questões que impactam positivamente o resultado: a mudança de um discurso, uma nova abordagem, uma maneira otimizada de praticar a mesma tarefa. Todos ganham.
4 – Times engajados dependem de apoio mútuo
Saber que se pode contar com o colega para a resolução de desafios diários é fundamental. E em uma empresa, por maior que ela seja, só se conquista resultados de impacto quando há comprometimento conjunto. Quando todos estão envolvidos, entendem seu papel e sabem que outras pessoas precisam do seu trabalho para entregarem resultados, o crescimento é uma constante.
* Jean Paul Vieira é diretor de Marketing e Produto na Senior. É graduado em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem especialização em Engenharia de Produção pela mesma instituição e em Gestão Comercial pelo INPG Business School, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e MBA em Administração Global pela Universidade de Lisboa.