Zucchetti usa inteligência artificial para ativar comércio de pequenos estabelecimentos

Ferramenta já impacta a rotina de mais de 13 mil pequenos negócios, com um valor total que pode chegar a R$ 31 bilhões até o final de 2025

 

A inteligência artificial tem sido um tema recorrente nos principais setores econômicos e ganha cada vez mais espaço no varejo, sendo amplamente apontada como um divisor de águas para o segmento, seja no atendimento, na gestão de estoques ou no controle financeiro.

Se as grandes redes já utilizam fortemente a tecnologia, ela pode ganhar novos contornos ao chegar ao pequeno comércio, um segmento onde sua aplicação ainda é incipiente. É nesse contexto que a Zucchetti, multinacional italiana de tecnologia, está  atuando para democratizar o acesso ao uso de IA em pequenos negócios, incluindo essa inovação em seu ecossistema de soluções para o micro e pequeno varejo, começando pelo Small, sistema de gestão voltado para ajudar a embasar decisões mais estratégicas e baseadas em dados dentro das micro e pequenas empresas do comércio brasileiro.

 

PRIMEIRO RESULTADO

O primeiro resultado prático dessa iniciativa é o Dashboard com Inteligência Artificial, um módulo do Small que centraliza informações financeiras e de vendas, como inadimplência, contas a pagar e a receber, e apresenta os dados em gráficos e indicadores de fácil compreensão. O Dashboard da Zucchetti também permite configurações personalizadas, como o controle de acesso por usuário e a seleção das operações consideradas vendas. Essas opções tornam a ferramenta adaptável às particularidades de cada negócio. O recurso já está em uso por 13 mil usuários e foi projetado para atender a um perfil de gestor que, até então, não contava com ferramentas tecnológicas avançadas em sua rotina.

“O pequeno comerciante normalmente toma decisões baseadas na experiência, mas sem informações estruturadas, o que aumenta o risco de erros. Ao integrar a inteligência artificial no SmallCommerce, buscamos transformar essa realidade, oferecendo dados organizados e insights práticos para apoiar decisões mais estratégicas”, explica Bernardo Rachadel, diretor de varejo na Zucchetti.

 

O IMPACTO

A Zucchetti estima que, até o final de 2025, o Dashboard processará cerca de R$31 bilhões em documentos fiscais emitidos pelos clientes do Small. Esses números ilustram o   impacto potencial da ferramenta não apenas no cotidiano dos pequenos comerciantes, mas também no fortalecimento de suas operações financeiras em um cenário de alta competitividade no varejo. Além disso, a solução já permite validações e diagnósticos semanais automatizados com base nos dados gerados pelas operações. “A proposta é facilitar a identificação de
tendências, antecipar problemas e abrir espaço para oportunidades que poderiam passar despercebidas sem o suporte de uma análise automatizada”, completa Rachadel.

Embora o SmallComerce seja o ponto de partida, a empresa planeja expandir a integração de inteligência artificial para todo o seu ecossistema de produtos, que abrange soluções para empresas de diversos portes e segmentos. Esse movimento reforça o compromisso
da Zucchetti com a transformação digital de seus 150 mil clientes brasileiros, e com a democratização do acesso a tecnologias inovadoras.

Durante a NRF 2025, maior evento dedicado ao setor varejista do mundo, especialistas destacaram a importância de ferramentas como IA para garantir a sobrevivência e a competitividade no varejo. O setor, cada vez mais dinâmico, demanda uma gestão baseada em dados e na rápida adaptação às mudanças do mercado, desafios que a Zucchetti busca atender com essa iniciativa.

A ZUCCHETTI

Com uma versatilidade de produtos que atendem múltiplos setores, de varejo a indústrias, lojas virtuais a hotéis, a Zucchetti fornece software para 800 mil empresas em todo o mundo. Sendo a primeira software house italiana e uma das maiores companhias da Europa no segmento, a empresa tem sedes por toda a Itália e está presente em mais de 50 países, tais como Alemanha, Estados Unidos, França, Suíça e, há 15 anos, no Brasil —  onde conta com 150 mil clientes e mais de 4 mil parceiros.
No país, a empresa mantém quatro pilares — software ERPs, software de automação comercial (PDV), sistemas de gestão para RH (HR Tech) e assinaturas digitais (D4Sign).
No mundo, a Zucchetti conta com 8 mil funcionários e um faturamento anual de mais de 1.9  bilhão de euros.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn