O mercado de e-commerces é enorme e, muitos surgiram no meio do boom de lojas digitais que tem tomado conta do mundo inteiro. O grande desafio para se manter nesse universo é reverter em vendas os acessos que possuem, tendo sucesso em qualquer época do ano. Por isso, apesar de ser uma tendência, a concorrência do e-commerce é forte e quem não souber se preparar acaba ficando pelo caminho.
“Em datas sazonais é muito comum o e-commerce ter um bom desempenho nas vendas, mas fora dessas épocas é preciso saber girar o caixa. O primeiro passo para isso é tornar um site mais navegável, de fácil acessibilidade”, afirma Lucas Buffo, CIO da Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país. A usabilidade do site precisa ser limpa para que o cliente tenha uma experiência agradável ao usar o e-commerce e claro, ter uma comunicação clara e simples, sem coisas muito elaboradas.
Proporcionar experiências diferenciadas aos visitantes, com uma estrutura visual e funcional da interface é importante principalmente se ela for construída com base em pesquisas dos usuários. Por isso, durante a criação do novo site da Flores Online esta foi apenas uma das preocupações. “É preciso conquistar o cliente, mostrar que é um site responsivo e confiável, principalmente para quem acessa pela mobile e, facilitando também loggin e pagamento”, conta o CIO da Flores Online.
Para impulsionar o e-commerce é preciso oferecer ao consumidor o que ele realmente quer, e não o que a loja quer vender. Para garantir fluxo de vendas fora de datas sazonais, promoções e lançamentos são dois importantes aliados. “Conhecer o consumidor é a chave do sucesso. As pessoas compram flores todos os dias, sejam para decorar a casa ou para presentear alguém especial. Com isso em mente, conseguimos saber quais flores têm maiores procuras , quais combinações de cestas e presentes fazem sentido para aquele mês etc. Produtos novos também é uma estratégia interessante, tendo em vista que o novo sempre desperta curiosidade”, conta Buffo.
Por trás de todo e-commerce de sucesso existem, também, tecnologias que garantem segurança nas transações online. “Para a finalização da compra, integramos o loggin com o facebook, tornando o processo de cadastro mais simples e rápido. E para controlar o pagamento das floriculturas parceiras, utilizamos a tecnologia blockchain que torna as transações mais seguras”, explica.
Outro ponto fundamental é estar atento à logística da entrega destes produtos. “Quando falamos de flores, por exemplo, estamos lidando com sentimentos e é preciso atender as expectativas. Precisamos pensar na qualidade do produto, no tempo de entrega etc. Temos uma rede com mais de 4 mil floriculturas parceiras em todo o país que atuam garantindo excelência em todas as etapas”, finaliza o CIO da Flores Online.
Sobre a Flores Online
Fundada em 1998, é o primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, que visa incentivar a comercialização de produtos artesanais, em qualquer momento e para qualquer tipo de relação. A empresa, criada pela Família Casarini, recebeu investimentos da 1800Flowers e BR Opportunities e, atualmente, conta com novo comando. Em julho de 2017, Luiz Torres e Lucas Buffo assumiram a operação da companhia, que passou a integrar o Grupo Flora, ao lado de Isabela Flores e Uniflores.