Confiança da indústria cai 1,1% na passagem de outubro para novembro

A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou na manhã desta terça-feira (30) o relatório da Sondagem Industrial do mês de novembro. O ICI (Índice de Confiança da Indústria) reverteu dois avanços consecutivos e desta vez apontou redução de 1,1% na passagem mensal, passando de 114,0 para 112,7 pontos – já com ajuste sazonal.

Segundo a instituição, a queda do ICI – que alcançou seu menor nível desde novembro do ano passado – foi impulsionada principalmente principalmente pela diminuição do otimismo em relação aos próximos meses.

Situação atual
Pressionado pelo quesito que mede o grau de satisfação com o ambiente atual dos negócios, o ISA (Índice da Situação Atual) caiu 0,3%, chegando a 114,7 pontos.

Ao mesmo tempo, o Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) alcançou seu menor nível desde março deste ano e reduziu de 85,2% para 84,5% na passagem mensal.

Perspectivas da indústria
Acompanhando os outros dois componentes do ICI, o Índice de Expectativas também deterioraram-se, com redução de 1,9%, para 110,7 pontos. Segundo o relatório, das 1.192 empresas consultadas, 51,7% projetam melhora da situação atual dos negócios no semestre novembro-abril de 2011, ao passo que 3,6% esperam piora.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn