Consultora auxilia a empreender e na conquista do mercado europeu

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A consultoria internacional AR Konsili, fundada pela economista e gestora Adriane Rössler, com unidades no Brasil, Alemanha e atuação em todo mercado europeu, tem apurado junto aos clientes brasileiros que há uma maioria de mulheres buscando empreender no exterior. Adriane revela que a cada dez consultas de interessados em seus serviços, oito são mulheres. Como agente de transformação e defensora da ascensão feminina em diferentes frentes de negócios, a empresária está à frente do Comitê de Empreendedorismo e Carreira do projeto social Grupo Mulheres do Brasil, em Munique, que promove atividades voluntárias relacionadas ao empreendedorismo e carreira para mulheres brasileiras na Alemanha.

Com o aumento das exportações brasileiras no último ano, a AR Konsili dá todo suporte para quem busca empreender fora do Brasil facilitando os caminhos e auxiliando a transpor as barreiras do idioma, ambiente de negócios, regulações, questões burocráticas, de estrutura e logística.

A consultora tem sua empresa com atendimento na Alemanha e no Brasil e auxilia principalmente empresas brasileiras que buscam se estabelecer no mercado europeu, e destaca cinco pontos que cada empresário deve avaliar na hora de expandir mercado para além da sua fronteira.

1)  FLUXO DE CAIXA, a saúde financeira da empresa. A expansão internacional demanda recursos. Há questões jurídicas, tributárias e operacionais a serem levadas em conta. E tudo tem seu custo. É preciso, de saída, levantar o quanto se vai gastar, quanto a empresa tem disponível para investir e se fazer um empréstimo pode ser uma opção.

2)  RADAR, que é o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros e é o primeiro passo para quem deseja comprar ou vender do exterior. O documento é emitido pela Receita Federal e sem ele não é possível operar fora do Brasil.  Existem diferentes modalidades dessa habilitação, dependendo do tipo de operação. A forma mais comum para MPEs é a chamada “Habilitação Simplificada”.

3)   ANÁLISE, ou seja, estudo do mercado alvo, da cultura e do consumo. Neste estudo é fundamental um olhar analítico e estratégico. Será que o produto da forma atual no Brasil agrada ao gosto lá fora? Quem são os concorrentes, quem são os clientes? O mercado sustenta mais um vendedor? Qual o preço a ser exercido lá fora e qual é o mark-up do seu segmento? Um estudo de mercado precisa trazer as respostas para todas estas perguntas.

4)   JURÍDICO E TRIBUTÁRIO, aqui entram os advogados, contadores e consultores. É o conhecimento básico jurídico e tributário e, se você não tem, contrate alguém que tenha. Isto não é custo, é investimento. É preciso ver questões de propriedade intelectual, de marcas, verificar possíveis proibições e embargos especiais em que são exigidas certificações.

5)  ESTRUTURA INTERNA, organização é tudo para poder fazer todas as operações internacionais. É fundamental ter uma estrutura interna estabelecida, pessoas designadas para cuidar dos clientes internacionais e que falem outras línguas (inglês ao menos). Um sistema de CRM para acompanhar o crescimento lá fora ajuda bastante a avaliar sua evolução periodicamente. Também é indicado um sistema financeiro para a emissão de Invoice para a exportação, de acordo com a legislação.

“A burocracia para estabelecer negócio em outro país pode assustar um pouco o empresário candidato a uma atuação multinacional. O melhor caminho é buscar ajuda com quem pode tornar essa jornada mais breve e suave/leve”, ressalta Adriane. “Isso é o que fazemos aqui na AR Konsili. Conduzimos boa parte do processo para o cliente que quer vender ou se estabelecer fora do Brasil. E, em alguns segmentos que não atuamos diretamente, como jurídico e fiscal, temos profissionais parceiros de confiança para indicar”.

A AR Konsili tem sede em Passau, perto de Munique, na Alemanha, e representante no Brasil. “A Alemanha é o coração econômico da Europa, e é porta de entrada para esse mercado tão almejado. É um ótimo lugar para iniciar as operações comerciais de uma empresa no continente. A barreira do idioma pode assustar, mas essa é uma dificuldade que ajudamos a enfrentar com a nossa consultoria”, concluí a empresária.

Sobre AR Konsili – Com a formação em Economia e Administração, aliada à experiência profissional internacional, a empresária brasileira Adriane Rössler, construiu um modelo de serviço na AR Konsili para ajudar seus clientes a expandirem seus negócios internacionalmente, com total segurança, um projeto sólido e sem burocratização. Adriane, que em sua trajetória profissional soma ampla experiência nos EUA e na Europa, tem contribuído para tornar possível a realização do sonho de seus clientes em vivenciar a rica experiência empresarial em um dos mercados mais almejados em todo mundo.

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