Depois de 5 títulos mundiais, empreendedora ensina a fazer pizza

Grazia Franschini, da Pizzeria Milano, que levar sua experiência e conhecimento de produzir pizzas de qualidade para outras pessoas e estabelecimentos comerciais

Com a marca de pentacampeã do importante Campionato Mondialle dela Pizza, promovido pela Comune de Parma, na Itália, em cinco anos antes do início da pandemia, Grazia Franschini decidiu agora ensinar outras pessoas a fazer uma boa pizza. Ela vai dar cursos presenciais, na sua própria pizzaria, ou vai em estabelecimentos, em outras pizzarias, passar seus conhecimentos e técnicas para produzir pizzas de qualidade.

Nascida em Milão, Grace como é chamada pelos amigos, está em Florianópolis há mais de 10 anos, onde abriu a Pizzeria Milano, de frente para a Beira Mar, uma das avenidas mais bonitas e valorizadas da cidade. Nesses anos todos, a sua pizzaria é uma referência da gastronomia italiana.

A Pizzeria Milano oferece quatro pizzas premiadas no Campeonato Mundial da Pizza. São elas: Zuccata, à base de abóbora, Tartufina, com molho trufado e cogumelos, Brazuca, com berinjela e hortelã e a saudável Green Pizza, feita com legumes verdes, como brócolis e abobrinha, preparada com massa integral, numa iniciativa de acolhimento das pessoas com câncer. Além das pizzas premiadas, o cardápio oferece diversos outros sabores, opções vegetarianas e sem glúten. Massas, risotos, saladas, carnes e sopas complementam o menu.

Grace revela que um dos segredos para o sucesso das pizzas da Milano é o preparo das massas, sem fermento industrializado. “A fermentação natural é muito mais leve e de fácil digestão”, explica ela. Além disso, a proprietária busca fornecedores locais de produtos frescos e de alta qualidade, como é o caso da mozzarella. Os legumes e hortaliças são sempre frescos e preferencialmente orgânicos. Para completar, alguns insumos são importados da Itália. “Esses são os segredos para ter pizzas campeãs”, comenta.

Em relação ao ambiente do estabelecimento, recentemente Grazia investiu em um espaço amplo para realização de eventos e passou a oferecer almoço de segunda à sexta, com menu a preço fixo e opções que variam a cada semana.

Além da dedicação à pizzaria, ela também se envolve em projetos sociais. Dentro das ações executadas no Instituto Padre Wilson Groh, no Monte Serrat, Grazia é voluntária em aulas para formação de jovens pizzaiolos (ela no trabalho voluntário com os alunos na foto em destaque). “A solidariedade é o que nos torna humanos”, afirma Grase.
Entre os ingredientes do seu sucesso na pizzaria, segundo a Grace, estão um ambiente agradável, bom atendimento, produtos de alta qualidade, boas receitas e algo que ela considera o mais importante: la passione (a paixão).
pizzeria.milano@hotmail.com

Facebook
Twitter
LinkedIn