Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e o incentivo à participação

mulheres tecnologia

No dia 11 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – instaurado pela UNESCO e pelas Nações Unidas. A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, principalmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Alina Vandenbergue Chili PiperAlina Vandenberghe, co-fundadora e CXO da Chili Piper, hoje com mais de 180 funcionários, ultrapassa a cifra de US$ 15 milhões de faturamento anual, com equiparidade salarial entre gêneros e 50% do time de liderança composto por mulheres, fala sobre como abrir caminhos para mulheres da nova geração de tech.

Alina Vandenbergue foi da Romênia para Nova York, em 2007, para buscar oportunidades na área da tecnologia, e após dois anos foi uma das selecionadas para desenvolver um aplicativo específico para o até então inédito iPad, que seria lançado em 2010. Recebendo feedbacks diretamente de Steve Jobs, Alina viu sua carreira deslanchar na sequência e, em 2016, lançou a Chili Piper, plataforma de inbound B2B para equipe de vendas, que já atingiu o marco de mais de US$15 milhões de faturamento, por ano, e mais de 180 funcionários globalmente.

Alina é um case de sucesso. Porém, para mulheres no mercado de trabalho de tecnologia, os números ainda têm muito a melhorar. Até o fim de 2022 elas representarão quase 33% da força de trabalho na indústria de tecnologia em âmbito global, pouco mais de 2 pontos percentuais acima em relação a 2019 (Deloitte Global). Em toda a América Latina, apenas 45% das mulheres da região se dedicam à tecnologia e, especificamente, na Argentina, apenas 24% (Centro de Implementação de Políticas Públicas para Equidade e Crescimento – CIP PEC 2020). No Brasil, apesar de as mulheres representarem quase metade dos trabalhadores formais (45%), no mercado de tecnologia elas não chegam a um terço – são apenas 26% (IDRC), sendo a diferença salarial para homens na tecnologia, de 23,4% (Revelo Consultoria/2019).

É fundamental que as empresas de tecnologia melhorem esses números. Em busca de contribuir com o aumento da participação das mulheres no mercado de tecnologia, a Chili Piper tem como um de seus pilares o apoio ao talento das mulheres e ao crescimento de suas carreiras. 50% de sua equipe de liderança é formada por mulheres e a empresa tem paridade salarial plena, independentemente do sexo.

 

“As mulheres contribuem para o sucesso da sua empresa. Aliás, empresas com mais mulheres em cargos executivos geram desempenho mais alto e melhor, quase 50% a mais do que empresas com menos mulheres, segundo dados da McKinsey e da IBM. Além disso, as que se concentram na inclusão de gênero obtêm benefícios como maior crescimento de receita e maior satisfação do cliente”, diz Alina Vandenberghe, co-fundadora da Chili Piper.

A Chili Piper compartilha algumas dicas para incentivar as mulheres a desenvolverem carreiras relacionadas à tecnologia.

1. Ajude a criar conexões com outras especialistas em tecnologia

É importante que as mulheres procurem se relacionar, conhecer e aprender com outros especialistas do setor o máximo que puderem. Ter tutores ou mentores reconhecidos pode facilitar sua transição para o mundo da tecnologia. Por isso, ajude as profissionais a se conectarem e aumentarem suas redes de contato.

2. Reconheça a capacidade das mulheres
Globalmente, existem fatores que desencorajam as mulheres a seguir essas carreiras, principalmente devido aos estereótipos de gênero dentro e fora do ecossistema tecnológico. Para contrariar isso, é fundamental que as famílias, empresas e professores incentivem as mulheres a conhecer o grande potencial de se dedicarem a essa indústria e criarem oportunidades reais para elas. Para melhorar a situação, é importante reconhecer o trabalho das mulheres que conseguiram se posicionar como líderes nesse campo e demonstrar que é possível fazer a diferença, por meio de premiações, reconhecimentos, divulgação de trabalhos e outros.

 

3. Mostre que a tecnologia é oportunidade de trabalho e boa condição econômica como opção de carreira

Após o início da pandemia, o crescimento tecnológico empoderou carreiras que podem beneficiar as mulheres econômica e laboriosamente. Mesmo em 2022, há uma grande falta de conhecimento sobre oportunidades de carreira e o que significa trabalhar nas carreiras STEM (sigla em inglês para carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática), bem como as habilidades necessárias. Por exemplo, a tecnologia é uma área de alta demanda globalmente e os salários são, em média, 33% mais altos do que em outras disciplinas. Esta é uma oportunidade de carreira para as mulheres alcançarem um salário competitivo no mercado.

3. Apoie a próxima geração de mulheres na tecnologia

Há muito trabalho a ser feito. O número médio de mulheres que deixam a indústria de tecnologia é maior do que o de homens. Para abrir o caminho para as novas gerações, é essencial proporcionar às meninas oportunidades de usar a tecnologia de forma prática na escola e, assim, cultivar o interesse por essas carreiras. Com esse apoio, habilidades como resolução de problemas, pesquisa, análise e comunicação, habilidades altamente exigidas, serão fortalecidas. 

A Chili Piper demonstra que a inclusão de mulheres no ecossistema tecnológico é cada vez maior e gera benefícios diretos para as empresas, que vão desde a inovação até o aumento dos lucros.

Para se juntar ao movimento de mais mulheres na tecnologia, há vagas abertas na área de carreiras do site da Chili Piper.

 

Sobre a Chili Piper

Chili Piper é a única plataforma que facilita agendas de reuniões com clientes corporativos e suas equipes de vendas. Seus produtos de qualificação, roteamento e reserva ajudam as equipes de geração de demanda a converter mais leads em reuniões assistidas, as equipes de vendas reservam mais demonstrações mais rapidamente e as equipes de sucesso do cliente reduzem o tempo de retorno. Empresas como Intuit, Twilio, Forrester, Spotify e Gong usam Chili Piper para dobrar suas taxas de conversão de entrada, eliminar o agendamento manual de leads e otimizar processos críticos em torno das reuniões. A Chili Piper tem funcionários em 133 cidades em 27 países e estimula o marketing de vendas desde 2016.

Facebook
Twitter
LinkedIn