Dia Mundial do Chocolate: 5 franquias para lucrar com o homenageado

De coxinha doce a café com chocolate, iguaria movimenta bilhões anualmente e é uma ótima oportunidade de negócio para quem deseja entrar no mundo do franchising

Com uma história que atravessa milênios e fãs espalhados nos quatro cantos do mundo, o chocolate é um dos produtos mais consumidos no planeta, tanto que possui até uma data oficial: dia 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate. Presente no dia a dia da população, seja puro ou por meio de seus derivados, a iguaria tem um importante papel econômico, gerando empregos e aquecendo o mercado alimentício mundial.

De acordo com o levantamento do Instituto Kantar, encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), somente no Brasil, de janeiro a setembro de 2022, o setor faturou 7,2 bilhões e registrou um crescimento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano interior. Um resultado expressivo e animador para quem pretende investir no ramo.

No franchising, um dos setores que mais crescem e mais seguros para iniciar um negócio, não é diferente. O ramo alimentício no segmento de food service cresceu 21,5% em 2022, segundo o balanço anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e as opções que envolvem o chocolate e seus derivados estão entre elas. Abaixo, 5 franquias que envolvem o homenageado do dia para lucrar e fazer bons negócios:

Carol Coxinhas: Presente em 13 estados, com mais de 84 unidades em implantação e operando, a rede é um dos modelos de franquias que mais cresce no Brasil. Voltada para salgados, incialmente, a empresa foi se fortalecendo para explorar novos sabores e o doce ganhou muito espaço no cardápio, tendo o chocolate como ingrediente principal na elaboração dos quitutes. A empresa conta com uma equipe especializada, que presta todo o suporte para os franqueados. O grupo conta com dois modelos de negócio: Express e Premium, com opção de investimento a partir de R$ 155 mil. O modelo Express prioriza a venda rápida, sendo um local voltado à entrega, onde o cliente pode optar por retirar no local o seu pedido, ou utilizar o delivery. Já a loja Premium é completa, ambientada com o padrão visual da marca e a comercialização dos produtos pode ser feita por delivery, retirada no balcão ou no lounge do restaurante.
Express
Área Construída: a partir de 55²
Taxa de Franquia: R$ 40 mil
Custo de instalação (Custo estimado p/ obra civil, equipamentos, projeto arquitetônico e mobiliário): a partir de 105 mil reais
Estoque inicial: 10 mil reais
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: a partir de R$ 155 mil

Premium
Área construída: a partir de 70²
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Custo de instalação (Custo estimado p/ obra civil, equipamentos, projeto arquitetônico e mobiliário): a partir de R$ 115 mil
Estoque inicial: R$ 10 mil
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: R$ 175 mil

MyCookies: Há 7 anos no mercado, a marca, que nasceu em Campo Grande/MS, vem ganhando espaço e conquistando o paladar dos brasileiros. O cardápio é singular e, além dos cookies quentinhos crocantes por fora e super-recheados por dentro, conta com sorvetes na casquinha ou no copinho, bebidas e sabores variados de milkshake com cookies. Entre os destaques da marca, também estão os cookies Red Velvet e Ninho com Nutella, com receitas exclusivas e licenciadas Nestlé. Todos, sem exceção, são produzidos à base de chocolate. Em 2019, a marca desenvolveu o próprio sistema de franquia e atualmente são 50 unidades espalhadas em 8 estados do Brasil.
Fast Store (Loja)
Área construída: a partir de 35m²
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: a partir de R$ 188,4 mil
Payback: 24 a 36 meses
Lucratividade: 15 a 20%

CaKech – Empório de Pães & Doces: rede no mercado de panificação, nos moldes ‘padaria sem padeiro’. Com o ‘pãozinho’ como carro chefe, a marca apresenta um modelo de negócio moderno, no qual, os franqueados recebem todos os produtos prontos, garantindo a máxima conveniência, conforto e qualidade. Os pães do portfólio da marca são assinados pelo Rogério Shimura, considerado o melhor padeiro do mundo, e a essência da confeitaria, com o chocolate sendo destaque na maioria dos itens, fica por conta da Ecole Lenôtre, de Paris. Diante disso, outro destaque da franquia vai para o Clube do Pão, que garante essa experiência de sabor, todos os dias, sem sair de casa. Os modelos de franquia são: delivery, empório Tuc Tuc, quiosques e lojas de shoppings ou rua.
Área construída: a partir de 12 m³
Taxa de franquia: empório Tuc Tuc (R$ 10 mil), quiosque (R$ 30 mil) e lojas (R$ 45 mil)
Custo de instalação (Custo estimado para obra civil, equipamentos, projeto arquitetônico e mobiliário): empório Tuc Tuc (R$ 90 mil), quiosque (R$ 180 mil) e lojas (R$ 250 mil)
Estoque Inicial: aproximadamente em R$ 30 mil
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: empório Tuc Tuc (entre R$ 50 a R$ 100 mil); quiosque (R$ 100 a R$ 180 mil) e lojas (R$ 250 a R$ 500 mil)

Sodiê Doces: maior franquia de bolo do país e 100% brasileira, possui atualmente 350 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Está presente no franchising desde 2006. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha zero açúcar, bolos caseiros e a versão vegana e muitas opções com chocolate. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva). A rede fechou 2022 com faturamento de R$ 560 milhões, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (R$ 465 milhões). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.
Investimento: a partir de R$ 605 mil (incluso taxa de franquia e instalação)
Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 150 mil
Prazo de retorno: de 24 meses a 36 meses

Sterna Café: a rede que surgiu da união da paixão pelo café de seu fundador, Deiverson Migliatti, a todo o seu conhecimento obtido em 4 voltas ao mundo, hoje conta com mais de 80 unidades em 8 estados brasileiros. Após 1 ano de operação, em 2016, a loja virou uma marca e consequentemente uma franquia, se tornando a maior rede de cafeteria premium de cafés especiais do Brasil, utilizando 100% grãos especiais e diversos métodos de extração. Um outro diferencial da marca é o de oferecer mensalmente um café especial do Brasil e de algum lugar do mundo. As lojas são instagramáveis, sendo uma verdadeira imersão no universo do café. A rede também possui diversas opções com chocolate, em cafés, bolos e doces.
Investimento: quiosque a partir de R$ 285 mil e loja a partir de R$ 372 mil (incluso taxa de franquia e instalação)
Margem líquida: de 10 a 15%
Prazo de retorno: de 24 meses a 36 meses

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